.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

BASE MILITAR DOS EUA NO PARAGUAI

Por: Tamiris K. Bernardino
Não é de agora que se conhece o descontentamento estadunidense frente a manifestações esquerdistas. Os constantes atritos com Hugo Chávez – presidente da Bolívia e atuante declarado das propostas socialistas – são prova de seu desagrado.
Esse fato começa a ficar preocupante, a partir do momento em que o Paraguai – país vizinho daquele país, e também do Brasil – anuncia negociações para a instalação de base militar dos EUA em seu território. O porta-voz dessa notícia foi o presidente da Comissão de Defesa Nacional, Segurança e Ordem Interna da Câmara de Deputados do Paraguai, José López Chávez, na última sexta-feira (06). Ele alegou a necessidade de se equiparar a uma suposta corrida armamentista da Bolívia. Ao contrário da declaração de López, Evo Morales nega veementemente a existência de tal corrida e afirma que o país renunciou à guerra, sem renunciar, obviamente, à sua defesa.
O curioso é analisar que antes da ocorrência do golpe do Paraguai, Evo Morales e o ex-presidente paraguaio Fernando Lugo estreitavam cada vez mais suas relações, fortalecendo uma aliança claramente esquerdista na América Latina. Obviamente, “Tio Sam” não admitiria que os ideais socialistas ganhassem tanta força, e tratou logo de “dar um jeitinho” de acabar com a possibilidade do povo mais pobre melhorar de vida.
Sempre com essa desculpa de que estão “cooperando” com a nação, os EUA aproveitam qualquer oportunidade para implantar mais um de seus braços perto da Amazônia, perto do Petróleo, e perto das maiores fontes de água do mundo. Será que estaremos entrando em uma nova onda de golpes apoiados pelos estadunidenses, como ocorreu nos anos 1960, aqui mesmo na América Latina? As feridas abertas nesse período ainda estão por cicatrizar nos corações dos povos de quase todos os países latinos.
Devemos parar de tampar o sol com a peneira e passar a enxergar o que está bem à nossa frente. O inimigo é comum e ele não tem outro o objetivo que não seja dominar o planeta e submeter todos os povos à sua soberania. Fiquemos atentos.


Fonte: Brasil de Fato

Deputado paraguaio negocia instalação

de base militar dos EUA

ter, 2012-07-10 10:00 — Michelle
O governo paraguaio também entrou com um pedido de anulação da decisão que o suspendeu do Mercosul
10/07/2012
da Redação
O presidente da comissão da Defesa Nacional, Segurança e Ordem Interna da Câmara de Deputados do Paraguai, José López Chavez, anunciou na sexta-feira (06) que negocia a possibilidade de instalar uma base militar estadunidense em território paraguaio.
Segundo o deputado, representantes do Pentágono visitaram o Paraguai dias após o golpe parlamentar que resultou na destituição de Fernando Lugo da presidência do país, conforme divulgado pelo jornal O Estado de São Paulo. López Chávez é aliado do general Lino Oviedo, líder da Unace (União Nacional de Cidadãos Éticos), partido de centro-direita que não faz parte da bancada governista. Os militares estadunidenses teriam ido a Assunção para conversas sobre programas de cooperação.
De acordo com o López Chávez, a ideia é instalar a base no vilarejo de Mariscal Estigarribia, perto da fronteira com a Bolívia. O deputado justificou o pedido sob a alegação de que a Bolívia está realizando uma corrida armamentista e que o Paraguai precisa proteger essa área pouco povoada do país.
Em 2005, houve um intenso debate em Assunção sobre a conveniência de permitir uma base no local. Na época, o presidente era Nicanor Duarte Frutos, do Partido Colorado. Na ocasião, uma resolução autorizou a presença e livre trânsito de 500 marines estadunidenses. Entretanto, no governo Lugo, a proposta de criação da base foi arquivada.

2 comentários:

  1. O CENTRO GEODÉSICO DA AMÉRICA DO SUL É A CIDADE DE CUIABÁ, A BASE AMERICANA A SER INSTALADA NO CHACO PARAGUAIO FICA PERTO DESSE CENTRO, O QUE PERMITE AOS SEUS AVIÕES ATINGIR ALVOS EM QUALQUER PONTO DO CONTINENTE E RETORNAR A BASE SEM REABASTECER. SERÁ ISTO SUFICIENTE PARA QUE ALGUÉM SE PREOCUPE? OU TIO SAM TERÁ QUE DESENHAR?

    ResponderExcluir
  2. PAÍS DESARMADO PELOS PETRALHAS VINGATIVOS E APÁTRIDAS, COMO O BRASIL, TEM MAIS É QUE ENGOLIR ESSA BASE DOS EUA. LULA PARA AGRADAR O CUMPANHÊRO LUGO, PAGOU MAIS PELA ENERGIA DE ITAIPÚ À TÔA. NÃO TEMOS ARMAS NUCLEARES PARA SERMOS CONSIDERADOS SOBERANOS DE FATO, E HÁ 15 ANOS NOSSAS FFAA PEDEM AVIÕES DE CAÇA NOVOS, COMO POSSUI HOJE O CUMPANHÊRU CHAVEZ, E O DINHEIRO DO CONTRABANDO E SUBFATURAMENTO DO NIÓBIO BRASILEIRO, CONTINUA MANTENDO O PT NO PODER, COM A PERDA DE BILHÕES DE DÓLARES AO BRASIL TODO ANO POR ISSO...
    AINDA PODEMOS PERDER PARTE DE NOSSO TERRITÓRIO, SE ACORDARMOS TARDE PARA O QUE ALERTAM NOSSAS FFAA.

    ResponderExcluir