.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

URNAS ELETRÔNICAS SERÃO TROCADAS NA IRLANDA

Mais um país constata a ineficiência das urnas eletronicas sem voto impresso: a Irlanda. O país vai trocar suas urnas atuais para garantir ao eleitor maior confiabilidade no processo eleitoral. Infelizmente, não é o que vemos no Brasil. Aqui o TSE prefere indicar seus avaliadores, do que ouvir a opinião de profissionais da área.
Lamentável.






Fraudeurnaseletronicas.com - 01/07/2012


Irlanda também reprova urnas eletrônicas sem voto impresso

Confirmando a tendência mundial de evolução dos sistemas eleitorais para a 2ª geração de voto eletrônico com voto impresso, o Governo da Irlanda acaba de sucatear por €$ 9,30 cada uma das 7.000 urnas eletrônicas compradas em 2002 por €$ 720,00 cada.
O motivo do sucateamento foi a falta de confiabilidade desses equipamentos porque não produzem um via impressa do voto que pudesse ser conferida pelo eleitor e usada como via de auditoria do resultado (audit trail), conforme estudo de uma comissão independente (da autoridade eleitoral) montada pelo governo irlandês.

A noticia em :
http://www.independent.ie/national-news/54m-voting-machines-scrapped-for-9-each-3153437.html
diz:

"Bought in 2002, the machines were supposed to be used in local, general and European elections, and in referendums. But an independent commission found two years later that the lack of a paper trail and security issues meant they could not be used."

Aqui no Brasil, estudos independentes (SBC, COPPE-UFRJ, CMind, etc.) chegaram a mesma conclusão, mas nossa autoridade eleitoral, onipotente, ignora todos os estudos independentes e só considera aqueles feitos por técnicos escolhidos a dedo pela Secretaria de Informática do próprio TSE para produzirem relatórios repletos de falácias em sustentação das já superadas urnas DRE de 1ª geração (sem voto impresso e sem possibilidade de auditoria do resultado) que o TSE insiste em usar.
Como diz a mensagem (abaixo) que recebi:

"Mais uma evidência de que o Brasil está na contramão do mundo."



Nenhum comentário:

Postar um comentário