.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

CRESCE O NÚMERO DE EVANGÉLICOS NO BRASIL

A igreja evangélica continua conquistando fiéis pelo Brasil todo, movimento esse proporcional à queda de adeptos da igreja católica. O ápice de seu crescimento, entretando, ocorreu nos anos 90, quando registrou 71% de aumento, sendo que na década seguinte o número de adesões foi menor, ficando no patamar de 41%.
Veja a seguir.

Sociedade - Carta Capital

Rodrigo Martins

Entrevista – Christina Vital

23.07.2012 15:24

Protestantismo à brasileira

Os evangélicos continuam em forte ascensão no Brasil. Apenas na última década, mais de 16 milhões brasileiros se converteram às mais variadas denominações protestantes. De acordo com dados do Censo de 2010, divulgados recentemente pelo IBGE, os evangélicos somam 42,3 milhões de fiéis, ou 22,2% da população. Trata-se da religião que mais cresce no País, a custa de um constante declínio católico. Os seguidores da Igreja de Roma passaram de 73,6% em 2000 para 64,6% em 2010.


Artigos a venda em loga evangélica. Foto: Pedro Presotto

Se mantida a tendência, os evangélicos podem chegar a um terço da população em dez anos. Não é bem o que os pastores mais otimistas previam, mas ainda assim é um grande feito. Há três anos, o Serviço de Evangelização para a América Latina, organização protestante de estudos teológicos conhecida pela sigla Sepal, estimou que a metade dos brasileiros seria evangélica até 2020. Mas o crescimento protestante parece ter atingido o seu ápice nos anos 1990, quando o número de fiéis aumentou 71%. Na década seguinte, a expansão diminuiu o ritmo e ficou em 41%.
O boom evangélico estaria próximo do fim? “Não dá para tratar uma expansão tão acentuada como algo banal ou como a expressão de um enfraquecimento deste segmento religioso”, afirma a socióloga Christina Vital, professora da Universidade Federal Fluminense (UFF) e pesquisadora do Instituto de Estudos da Religião (Iser). “Seria um grande equivoco dizer isso, já que se trata de um crescimento de mais de 40%!”. Em entrevista a CartaCapital, a especialista avalia o fenômeno da explosão numérica dos fiéis e as suas consequências para a sociedade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário