.

sábado, 18 de agosto de 2012

PÍLULA ANTICONCEPCIONAL MASCULINA

por Julieta El-Khouri

Em experiência realizada para detecção de substância para ajudar na cura do câncer, os cientistas acabaram isolando uma delas, denominada JQ1, que servirá para produção da produção de um contraceptivo masculino.
Ao contrário dos males causados pela pílula feminina, que conta com males como dores de cabeça, inchaço, alterações de humor, aumento de peso, trombose e, até, câncer de colo de útero, a pílula masculina não apresentou, na experiência com os ratos, nenhum efeito colateral, nenhuma alteração hormonal.
Uma maravilha: as mulheres a caminho da liberdade.

 



Edição do dia 16/08/2012 - G1.Globo.com

16/08/2012 14h30- Atualizado em 16/08/2012 14h36

Cientistas estão perto de criar pílula anticoncepcional masculina nos EUA


Experimento feito com ratos na Universidade de Harvard mostrou uma queda temporária na produção de esperma, sem efeitos colaterais. Desafio é transformar a substância, denominada JQ1, em pílula.

Hélter Duarte
Nova York

 
Cientistas americanos da Universidade de Harvard estão chegando cada vez mais perto de criar uma pílula anticoncepcional masculina. Pesquisa feita em ratos mostrou que uma substância funcionou e não provocou efeitos colaterais.
Os pesquisadores da Universidade começaram procurando um remédio para o câncer e encontraram uma molécula, a JQ1, que está sendo testada contra leucemia e tumores no pulmão. No meio do estudo, os cientistas desconfiaram que esse composto poderia ter um outro uso.
O experimento foi feito em ratos machos e o resultado foi surpreendente: a produção de esperma nesses ratinhos caiu drasticamente e eles se tornaram estéreis, incapazes de se reproduzir. O mais impressionante é que não foi registrado nenhum efeito colateral: os níveis de hormônio se mantiveram normais, não houve mudança de comportamento e redução da libido e a infertilidade foi reversível. Quando pararam de dar a substância aos ratinhos, eles voltaram a se reproduzir.
O desafio agora é transformar a JQ1 em uma pílula, que seria o primeiro contraceptivo para uso masculino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário