Dando prosseguimento ao seu cerco às reservas de petróleo, os Estados Unidos agora querem instalar uma base militar em Honduras, América Latina. A justificativa usada pelos estadunidenses é a de que querem combater o narcotráfico, mas a dirigente do Conselho hondurenho adverte: à medida que eles chegam aqui, o narcotráfico aumenta.
foto: Internet - Honduras
Brasil de Fato. com - 17/08/2012
Estados Unidos instalará em Honduras sua maior base militar na América Latina
Segundo Bertha Cáceres, dirigente do COPINH, grandes reservas de petróleo podem ser encontradas na região que pode receber a base
Chevige González Marcó,
da Rádio do Sul
da Rádio do Sul
Bertha Cáceres, dirigente do COPINH (Conselho Cívico de Organizações Populares e Indígenas de Honduras), denunciou que tropas militares estadunidenses se deslocam livremente pelos rios localizados na região da Mosquitia, no norte do país.
Em entrevista para a Rádio do Sul, Cáceres afirmou que a ingerência dos Estados Unidos em Honduras é descarada e destacou que Washington pretende instalar na “Mosquitia” o que seria sua maior base militar na América Latina. Acrescentou que nesta região poderiam ser encontradas grandes reservas de petróleo.
A dirigente social indicou que o governo estadunidense pretende investir 1,3 bilhão de dólares para colocar suas tropas e utilizar o território hondurenho como plataforma para atacar outros países.
A região da “Mosquitia” está localizada no norte do país, entre o Caribe e a fronteira com a Nicarágua. Tem limites marítimos com Jamaica, Cuba, Belize e a própria Nicarágua. Ali estão quatro etnias indígenas, que se encontram ameaçadas pela presença militar estadunidense.
Contradição
A presença militar estadunidense em Honduras tem sido justificada como parte dos mecanismos conjuntos da luta contra o narcotráfico, entretanto, adverte Cáceres, ocorreu o contrário: a medida em que aumenta o número de efetivos estadunidenses, aumenta também o narcotráfico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário