.

sábado, 11 de agosto de 2012

MAIS UMA DE SÉRGIO CABRAL

Por: Tamiris K. Bernardino


           Sérgio Cabral disse que deixará o governo do estado em 2013, mas parece que ele pretende tornar seu legado de falcatruas ainda mais extenso até lá. Depois das inúmeras viagens escandalosas pelo mundo, da repressão aos bombeiros, da subvalorização dos professores, da maquiagem sobre o problema da segurança pública, entre outros feitos, Cabral agora quer privatizar a construção e manutenção dos hospitais estaduais.
          O mais intrigante nessa atitude, é notar o estado em que os hospitais foram deixados pelo governador. As estruturas estão sucateadas e a superlotação virou coisa corriqueira. Sabendo da amizade linda de Cabral com donos de empreiteiras, não há como pensar que ele não quer tirar proveito dessa situação de abandono.
          Reformas nas paredes apenas mascararão a mazela que se tornou a saúde e é bom não contar com qualquer melhoria relacionada ao baixíssimo número de médicos, que ainda por cima estão desvalorizados. Agora é torcer para que o Tribunal de Contas faça como o de São Paulo e vete esse absurdo.



Fonte: Janira Rocha.com.br

Qui, 09 de Agosto de 2012 19:29    Administrador
O governador Sérgio Cabral está preparando mais uma ação de privatização da saúde pública no Rio.. O governo estadual iniciou os procedimentos para implementar as chamadas PPP )Parceria Público-Privada) na área de saúde. A intenção é entregar à grandes empreiteiras a responsabilidade pela construção e manutenção dos hospitais estaduais e unidades de saúde. O primeiro edital para implementar PPPs na saúde estadual já está sendo elaborado pela Secretaria Estadual de Obras. Em discurso no plenário da Assembleia Legislativa (Alerj), nesta quinta-feira (09/08), a deputada Janira Rocha (PSOL) criticou esta nova ação do governador contra a saúde pública no Rio. "O nome certo disso é privatização. O governador Sérgio Cabral, está abrindo para empreiteiras, como Norberto Odebrecht, Carioca Engenharia e FW Empreendimentos Imobiliários, para que elas possam se “cacifar” a fazer essas parcerias com o Estado, no sentido da construção e manutenção de hospitais estaduais do Rio de Janeiro", disse Janira.
Para a deputada, a proposta não passa de mais uma farsa do governo estadual para favorecer grandes empreiteiras, como o governador sempre fez, desde o início de seu governo, com a Construtora Delta, braço financeiro do esquema de corrupção montado pelo contraventor Carlinhos Cachoeira. "Tenho ouvido no debate eleitoral que está sendo feito se a cidade tem que ser para o povo ou se a cidade tem que ser para as empreiteiras. Parece-me que, pelo menos, no que diz respeito aos hospitais estaduais, o plano do governador Sérgio Cabral, que já anunciou que sai do governo no final de 2013, é entregar para as empreiteiras. É um visionário o governador Sérgio Cabral. Ele sai de cima do palco, mas os seus negócios continuam na área da saúde", disse Janira . "Um grande negócio está sendo gestado: as parcerias público-privadas para construir hospitais estaduais, beneficiando apenas essas empresas e aqueles a quem essas empresas farão, com certeza, gordas doações de campanha. Enquanto isso, o povo pobre continua padecendo, morrendo; sem dignidade, dentro das unidades de saúde, dentro dos nossos hospitais", completou a deputada.
Para Janira, "se tivéssemos, realmente, um estado democrático de direito, o governador Sérgio Cabral deveria estar em Bangu I, porque lá seria a melhor correspondência para a política de saúde que ele faz neste Estado". A implantação de PPPs na saúde vem sendo questionada em vários estados. Em São Paulo o Tribunal de Contas do Município (TCM) suspendeu, em maio, o processo licitatório da prefeitura paulista para implantar o sistema na área de saúde. A decisão do TCM pode enterrar de vez a intenção da prefeitura, já que o processo licitatório vem se arrastado desde julho de 2011. O TCM apontou problemas no edital, como falta de garantias econômico-financeiras das empresas participantes. Em fevereiro a Justiça já havia suspendido a licitação da prefeitura, alegando irregularidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário