.

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

O POVO TÁ PULANDO, NÃO CONSEGUE MAIS PARAR... ♫

E as obras eleitoreiras continuam.
A Praça do Turismo, na Praia do Forte, vai perder um espaço enorme e lindo de área verde e gramado para dar vez a uma praça de skate. Isso é mais um assassinato ao lindo visual paisagístico dessa praia que, mais uma vez, o prefeito liminar vai cometer. Além daquele prédio ridículo, que massacrou a visualização do Teatro Municipal e dos boxes que foram construidos logo à sua frente, agora vamos perder o espaço verde. Ele quer destruir Cabo Frio.
Será que é desespero por causa da pesquisa do IBOPE, que mostra que Janio não conseguirá vitória nem somando nulos, brancos, indecisos?
É que o pessoal está "pulando" muito. Ontém mesmo eu consegui 6 pulinhos de uma só vez. Precisamos trabalhar, sem parar, até o dia das eleições. Avante companheiros.
Rumo à Vitória!



eleicoes.ibope.com.br
 
 

 

Alair Corrêa aparece na frente na pesquisa de intenção de voto para a prefeitura de Cabo Frio

30/08/2012


Pesquisa de intenção de voto do IBOPE Inteligência realizada em Cabo Frio entre os dias 18 e 20 de agosto aponta o candidato Alair Corrêa (PP) na liderança para a prefeitura do município, com 56% das intenções de voto. O candidato Janio Mendes (PDT) é citado por 1 a cada 5 eleitores (20%), e o candidato Claudio Leitão (PSOL) apresenta 1% de menções. O percentual de eleitores que declaram intenção de votar em branco ou nulo é de 7%, enquanto 16% não sabem ou preferem não opinar.

Pesquisa
 
 
Período de campo: De 18 e 20 de agosto de 2012
Tamanho da amostra: 406 eleitores
Margem de erro: 5 pontos percentuais, considerando um grau de confiança de 95%
Solicitante: DO PEDREIRO DO LITORAL COMÉRCIO DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO LTDA.
Registro: Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro sob o protocolo Nº 00049/ 2012
Data de Publicação: 23/08/2012

Espontânea

​Na pergunta espontânea, sem a apresentação do disco com os nomes dos candidatos, Alair Corrêa recebe metade das menções (50%), enquanto Janio Mendes tem 15%, e Claudio Leitão apresenta 1% das intenções de voto. Aqueles que declaram intenção de votar em branco ou nulo somam 7%, já os que não sabem ou preferem não responder totalizam 27% dos entrevistados.

Rejeição

Quando perguntados sobre em qual(is) candidato(s) não votariam de forma nenhuma, 1 a cada 3 eleitores mencionam o candidato Janio Mendes (33%), mesmo percentual dos que mencionam o candidato do PSOL (33%). O candidato do PP é citado por 17% dos entrevistados. Os eleitores que declaram a possibilidade de votar em qualquer um dos candidatos são 15%, enquanto 20% não sabem ou não respondem à pergunta.

Lembrando que, nessa pergunta, o entrevistado poderia citar mais de um candidato.

Avaliação da administração municipal

A administração do atual Prefeito Marcos da Rocha Mendes é avaliada como regular por 40% dos eleitores, enquanto 38% a consideram como ruim ou péssima, e 21% como ótima ou boa. A gestão é desaprovada por 59% dos cabo-frienses, e aprovada por 34%.

Dentre as áreas do município de Cabo Frio consideradas como mais problemáticas por seus eleitores, aparece em primeiro lugar a saúde, com 63% das menções. A educação é mencionada por 37% dos eleitores, a geração de empregos, por 28%, e a segurança pública, por 25% dos entrevistados. Lembrando que, nessa pergunta, o entrevistado poderia citar até três áreas.

Avaliação das administrações estadual e federal

A administração do Governador Sérgio Cabral é avaliada como ótima/boa por 39% dos cabo-frienses. Aqueles que a consideram regular são 36%, e os que avaliam como ruim ou péssima somam 21%. Os eleitores que não sabem ou não opinam são 3%.

A administração da presidente Dilma Rousseff é avaliada positivamente (ótima ou boa) por cerca 65% dos entrevistados, enquanto 28% a consideram regular, e 6% como ruim ou péssima.



 
 

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS BOTAM "PRÍNCIPE" PRA CORRER

Imagine a cena surreal: convidaram Bertrand de Orleans e Bragança (monarquista e latifundiário) e Sepúlveda da Fonseca (que apoiou a TFP e o golpe militar de 64) para palestrar na UNESP. Inconformados com a presença dos palestrantes, os alunos da Universidade resolveram se unir e promoveram uma manifestação barulhenta no evento. Resultado: os palestrantes não conseguiram falar.
Mas é realmente muita ousadia querer promover discursos dentro de universidades, com claros princípios contra os quilombos e a reforma agrária. Ainda bem que os alunos não são passivos.
 



Política - Carta Capital


29.08.2012 18:56

Protesto impede palestra de ‘príncipe do Brasil’ na Unesp


O “príncipe” Dom Bertrand de Orleans e Bragança, um dos herdeiros do que foi a família real do Brasil, era o principal convidado de um ciclo de palestras na Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Franca, interior do estado, na terça-feira 28. O bisneto da princesa Isabel iria realizar uma palestra sobre o papel da família real brasileira durante a formação do país e sobre alguns novos documentos de arquivo pessoal da princesa recentemente descobertos. Faltou combinar com o movimento estudantil.
Uma semana antes da chegada do herdeiro da família real, alunos da Unesp já faziam circular pelo campus panfletos como o Boletim da Frente única antimonarquista e anti-latifundiária, convocando para um “ato-debate” e um protesto contra a palestra do “príncipe de Bragança”.
Foi isso o que aconteceu. A visita de Dom Bertrand de Orleans e Bragança ao campus da Unesp durou apenas 30 minutos. Tempo suficiente para que os organizadores do evento, parte do Curso de Introdução à Vida Intelectual (CIVI), se dessem conta de que a realização da palestra seria inviável diante dos protestos de cerca de 200 pessoas.

“Era muita gente gritando e a coisa fugiu um pouco do controle porque alguns alunos invadiram o anfiteatro para protestar”, conta o estudante de direto Rafael Bozutti. “Muitos chamavam o príncipe de fascista por causa de seus pronunciamentos contra os quilombos e a reforma agrária, mas ficou nisso, não houve agressão física”, disse.
Segundo o aluno de História eintegrante do Diretório Acadêmico da Unesp Thiago Rodrigues, a intenção da ação era debater por que o CIVI, coordenado por Fernando Andrade Fernandes, diretor do campus, tinha interesse de convocar Bertrand e o jornalista José Carlos da Sepúlveda da Fonseca. “Queríamos entender a razão para convocar para o ambiente universitário uma pessoa que é contra a reforma agrária como o príncipe de Bragança e seu amigo próximo, o jornalista José Carlos da Sepúlveda da Fonseca, que apoiou a marcha da Tradição, Família e Propriedade e o golpe militar de 1964″, disse o estudante.
Um blog chamado “Adeus ao capital” publicou um “manifesto” no qual tenta explicar a ação. Os autores do texto acusam Bertrand e Sepúlveda de pregarem “abertamente a violência no campo e a morte de trabalhadores rurais sem-terra” e afirmam que a expulsão dos dois mostra que os movimentos estudantis não se seduziram pelo falso discurso de “liberdade de expressão” defendido pelos conservadores. Em entrevista ao jornal Franca Notícias, o descendente da família real classificou a ação estudantil como uma “estupidez”.
 
 
 

MANIFESTANTES QUEIMAM IMAGEM DE CABRAL NO CENTRO DO RIO

por Julieta El-Khouri
 
Manifestação de grevistas da UERJ, composta por professores, técnicos-administrativos e estudantes, resolveram externar verdadeiramente sua revolta com a atual situação da instituição. Cansados de esperar pela solução, pois a greve já dura dois meses e meio, os manifestantes resolveram queimar a imagem de Sérgio Cabral.
Ninguém aguenta mais as arbitrariedades desse (des)governador.



Hoje às 18h21

Grevistas da Uerj protestam no Centro do Rio

Ânimos se acirram e grupo queimou imagem do governador


Jornal do Brasil Igor Mello


Cerca de 150 manifestantes fizeram uma passeata em defesa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) no Centro do Rio, na tarde desta quarta-feira (29). O grupo se concentrou em frente à Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) e seguiu até a sede da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, na Rua da Ajuda.
Professores, técnicos-administrativos e estudantes estão em greve há cerca de dois meses e meio. Eles reivindicam reajuste salarial de 22%, implantação do regime de dedicação exclusiva para os professores, plano de cargos e salários para os técnicos e aumento nas bolsas estudantis, entre outras melhorias. Também exigem que o governo do estado destine 6% da receita líquida do Rio de Janeiro à Uerj, como determina a Constituição estadual. Atualmente, segundo os grevistas, a instituição recebe cerca de 2% dos recursos do estado.
Já era noite quando grupo ateou fogo à imagem de Sérgio Cabral
Já era noite quando grupo ateou fogo à imagem de Sérgio Cabral
O pequeno número de manifestantes, no entanto, não foi encarado de maneira negativa pelo comando da greve. Segundo Jorge Luis Mattos de Lemos, o Gaúcho, coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Públicas Estaduais do Rio de Janeiro (Sintuperj), o número de participantes na manifestação é representativo por conta das condições impostas pela Justiça:

"É um número importante, pelo dia e por ser uma greve de ocupação, e não de piquete. Também somos uma greve sob liminar, que obriga 80% dos funcionários do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe) e 60% dos demais setores a seguirem trabalhando", explica.
Ele também rejeita as insinuações feitas por correligionários do governador Sérgio Cabral (PMDB), de que a greve teria fundo político e seria uma forma de pressão às vésperas das eleições municipais. Mesmo com a presença de militantes de partidos como PSTU e PSOL, Gaúcho descarta qualquer cunho eleitoral no protesto:
"Repudiamos qualquer uso político do movimento. Nosso partido é a Uerj. Isso é uma forma do governador depreciar os grevistas e justificar sua postura de não negociar", afirma o técnico em enfermagem, funcionário do Hupe há 38 anos.
Os manifestantes ficaram cerca de 1h ocupando três pistas da Avenida Rio Branco, na altura do Largo da Carioca. A interdição parcial provocou engarrafamento na via, fazendo com que os motoristas perdessem tempo em pleno horário do rush. Estudantes da universidade queimaram fotos de Cabral e do reitor da Uerj, Ricardo Vieralves. A pista foi liberada por volta das 18h30, quando os grevistas rumaram para as portas da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia.
Imediatamente, funcionários fecharam as portas do órgão, provocando vaias dos grevistas, que aproveitaram para colar adesivos com a frase "Negocia Cabral" na porta da secretaria.

 

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

REGINA DUARTE PARTICIPA DE COMÍCIOS CONTRA OS POVOS INDÍGENAS

por Julieta El-Khouri
 
Regina Duarte, aquela do rostinho singelo e fala mansa, é a líder dos pecuaristas que invadem as terras indígenas no Mato Grosso do Sul. Apesar de terem sido protegidos por decreto presidencial em 2009, mais de 100 famílias indígenas foram atingidas por mandado de segurança e tiveram suas terras invadidas e vivem hoje em situação precária e improvisada.
Aliás, essa atriz é partidária oportunista desde idos tempos. Ela sempre apoiou a direita, contra a luta dos trabalhadores, contra a vontade popular, como qualquer um pode observar nas eleições de 1989.
Mas, a gente sempre espera que a pessoa cresça, reavalie seus conceitos e recupere a razão. Nada disso. Essa empreguete de luxo da Globo continua agindo, exclusivamente, de acordo com seus interesses financeiros. Sempre abjeta!



Pragmatismo Político. com

Atriz Regina Duarte é voz ativa de pecuaristas contra direitos indígenas

Postado em: 24 ago 2012 às 1:07

Atualmente, os índios guarani-kaiowá e guarani-ñhandeva de Arroio-Korá vivem em situação precária e improvisada em barracos de lona na beira de estradas e em reservas indígenas do Cone Sul de Mato Grosso do Sul

regina duarte pecuarista índios
Regina Duarte discursa para fazendeiros. Foto: divulgação
 
Nos municípios da região sul e especialmente do Cone Sul do Estado, em Mato Grosso do Sul, na faixa de fronteira entre Brasil e Paraguai, populações indígenas reivindicam o direito pela terra atualmente ocupada por fazendeiros.
Confrontos tem acontecido com um saldo de índios mortos e feridos. Uma das terras em disputa, denominada Arroio-Korá está localizada no município de Paranhos.
O Relatório de Identificação da Terra Indígena, realizado pelo antropólogo Levi Marques Pereira e publicado pela Fundação Nacional do Índio (Funai), atesta, em fontes documentais e bibliográficas, a presença dos guarani na região desde o século XVIII.
Em 1767, com a instalação do Forte de Iguatemi, os índios começaram a ter contato com os “brancos”, que aos poucos passaram a habitar a região com o objetivo de mantê-la sob a guarda da corte portuguesa. A partir de 1940, fazendeiros ocuparam a área e passaram a pressionar os indígenas para que deixassem suas terras tradicionais.
Os primeiros proprietários adquiriram as terras junto ao Governo do, então, Estado de Mato Grosso e, aos poucos, expulsaram os índios, prática comum naquela época. Contudo, os indígenas de Arroio-Korá permaneceram no solo de seus ancestrais, trabalhando como peões em fazendas.
Relatório de Identificação e Delimitação da Terra Indígena foi publicado em 2004 e a demarcação homologada pela Presidência da República em 2009 (Decreto nº12.367). Porém, logo após a homologação, mandado de segurança impetrado por proprietários rurais suspendeu os efeitos do decreto presidencial.
Atualmente, os índios guarani-kaiowá e guarani-ñhandeva de Arroio-Korá vivem em situação precária e improvisada em barracos de lona na beira de estradas e em reservas indígenas do Cone Sul de Mato Grosso do Sul. Estima-se que 100 famílias sejam originárias da região.
Segundo informou o Blog União Campo Cidade e Floresta, diversos políticos e famosos são proprietários de fazendas na área em conflito. Ratinho, Hebe Camargo e Regina Duarte estariam nessa lista. “Regina Duarte lidera o setor pecuarista contra os povos indígenas, participa de comicios contra as demarcações e contra os povos indígenas em todo Brasil. No MS ela é a “Garota Propaganda” em campanhas contra indígenas”, conforme o Blog União Campo Cidade e Floresta.
(http://uniaocampocidadeefloresta.wordpress),

Jornalista Leonardo Sakamoto, do portal UOL, já havia alertado sobre a luta de Regina Duarte contra a população indígena em 2009, como pode ser observado abaixo

Leonardo Sakamoto
A atriz global e pecuarista Regina Duarte, em discurso na abertura da 45ª Expoagro, em Dourados (MS), disse que está solidária com os produtores e lideranças rurais quanto à questão de demarcação de terras indígenas e quilombolas no estado.
 
 
regina duarte indígenas
Atriz Regina Duarte é criadora da raça Brahman. Foto: reprodução
 
(O deputado Ronaldo Caiado, principal defensor desses princípios, deveria cobrar royalties de Regina Duarte… Inalienáveis deveriam ser o direito à vida e à dignidade, mas terra vale mais que isso por aqui.)
“Podem contar comigo, da mesma forma que estive presentes nos momentos mais importantes da política brasileira.” Ela e o marido são criadores da raça Brahman em Barretos (SP).
Dos 60 assassinatos de indígenas ocorridos no Brasil inteiro em 2008, 42 vítimas (70% do total) eram do povo Guarani Kaiowá, do Mato Grosso do Sul, de acordo com dados Conselho Indígenista Missionário (Cimi). “Ninguém é condenado quando mata um índio. Na verdade, os condenados até hoje são os indígenas, não os assassinos”, afirma Anastácio Peralta, liderança do povo Guarani Kaiowá da região.
“Nós estamos amontoados em pequenos acampamentos. A falta de espaço faz com que os conflitos fiquem mais acirrados, tanto por partes dos fazendeiros que querem nos massacrar, quanto entre os próprios indígenas que não tem alternativa de trabalho, de renda, de educação”, lamenta Anastácio Peralta.
A população Guarani Kaiowá é composta por mais de 44,5 mil. Desse total, mais de 23,3 mil estão concentrados em três terras indígenas (Dourados, Amambaí e Caarapó), demarcadas pelo Serviço de Proteção ao Índio (criado em 1910 e extinto em 1967), que juntas atingem 9.498 hectares de terra. Enquanto os fazendeiros, muitos dos quais ocuparam irregularmente as terras, esparramam-se confortavelmente por centenas de milhares de hectares. O governo não tem sido competente para agilizar a demarcação de terras e vem sofrendo pressões até da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA). Mesmo em áreas já homologadas, os fazendeiros-invasores se negam a sair – semelhante ao que ocorreu com a Raposa Serra do Sol.


 

ASSASSINO NORUEGUÊS SERÁ VIGIADO POR CARCEREIROS DESARMADOS

 

O extremista norueguês Anders Behring Breivik sorri durante a audiência em que foi lida sua sentença
Foto: AP

O racista e xenofóbico norueguês Breivik ouviu sua sentença sorrindo, pois conseguiu provar que é responsável por seus atos e que matou as 77 pessoas por ideologia. Mas, há outros motivos que o fazem ficar feliz: cumprirá sua pena em três celas, com 4m² cada, sendo um dormitório com TV, uma sala de ginástica e outra com computador. Outro detalhe curioso nessa prisão: os carcereiros trabalham desarmados.
Veja a seguir.

 
 
Pragmatismo Politico. com

Anders Breivik: assassino que matou 77 pessoas cumpre pena em prisão de luxo

Postado em: 28 ago 2012 às 1:38

A prisão moderna tem 12 alas e capacidade para 124 prisioneiros que são vigiados por 230 carcereiros, que utilizam câmeras de segurança. A última vez que um homem escapou de lá foi em 2004

prisão luxo noruega
Dormitório de Breivik na prisão tem oito metros quadrados e televisor. Foto: AFP
 
 
O assassino norueguês Anders Behring Breivik deve cumprir sua sentença de prisão em uma penitenciária perto de Oslo.
Breivik, de 33 anos, foi mantido por mais de um ano na penitenciária de Ila em seu Regime Particular de Alta Segurança – que é o regime penitenciário mais rigoroso do país.
A instituição afirmou em uma nota antes do veredito de Breivik, na sexta-feira, que ele inicialmente seria mantido isolado dos outros prisioneiros.
Em vez disso, seu contato com outras pessoas seria restrito aos funcionários da prisão. Exceto durante a visita semanal a que tem direito.
Ila é uma penitenciária masculina que abriga os homens mais perigosos do país, segundo seu site na internet.
Entre os ex-detentos está Varg Greven Vikernes, um músico do estilo black metal que matou um colega de banda e incendiou igrejas na década de 1960. Ele cumpriu uma pena de 16 anos.
Porém, a prisão de Breivik difere bastante de outras prisões de segurança máxima da Europa: a equipe de carcereiros é formada por homens e mulheres, que trabalham desarmados.

Cartas

Algumas fotos das instalações disponíveis para Breivik foram divulgadas.
Ele atualmente tem três celas uma compensação por não ter tido acesso a atividades disponíveis para outros presos, segundo a porta-voz da instituição Ellen Bjercke.
Cada cela tem oito metros quadrados. Uma funciona como dormitório, outra tem equipamentos de ginástica e a terceira é um escritório – com um laptop fixo em uma mesa.
O computador não está conectado à internet, para evitar que ele faça contato com o mundo exterior. Bjercke disse à BBC que enquanto ele estiver lá nunca terá acesso à internet.
Mesmo se qualificar-se para atividades educacionais, ele só poderá usar um servidor especial criado pela prisão com muitos filtros, afirmou a porta-voz.
Os advogados de defesa de Breivik afirmaram que ele pretende divulgar seus manifestos por meio da publicação de livros.
Como prisioneiro, ele tem o direito de escrever quantas cartas quiser e enviá-las para qualquer lugar.
- Mas nós analisaremos tudo e se encontrarmos qualquer coisa que viole leis ou encoraje a atividade criminosa, por exemplo, nós a confiscaremos – disse ela.
Para ter contato com o ar fresco, Breivik tem acesso a uma área externa cercada por paredes de concreto e arame farpado.
Para se entreter, ele pode usar um aparelho de TV e pode solicitar livros da biblioteca da prisão – que faz parte da rede pública de bibliotecas. Em tese, ele pode ler o livro que quiser, a menos que a publicação não se adapte aos critérios de segurança “sem manuais para fazer bombas”, disse Bjercke.
Contudo, ele não terá acesso a seus antigos passa-tempos – jogos de tiro no video-game e também jogos do tipo RPG (role-playing games).

Isolamento

Autoridades da prisão de Ila afirmaram que em seu regime de confinamento, Breivik não pode encontrar detentos de outras alas.
Porém, ele poderá encontrar prisioneiros da mesma ala, se o encontro for considerado seguro.
A instituição diz preferir que Breivik tenha contato com carcereiros, supostamente qualificados para lhe proporcionar oportunidades de trabalho, educação e outras atividades.
- A ideia é aumentar o contato dele com funcionários da prisão, que têm a tarefa de mantê-lo ativo, fazer exercícios físicos e falar com ele – afirmou Bjercke à Associated Press. Isolamento é tortura.
Após a oficialização da sentença, a rotina de Breivik se torna mais rígida.
Enquanto estava preso aguardando o julgamento, Breivik podia usar seu tempo como bem entendesse. Agora ele é sempre acordado às 7h. Pode, porém, decidir a que horas vai dormir, pois as luzes não são apagadas em horário específico.
 
Segurança
 
Criada para ser uma prisão feminina, Ila chegou a ser usada como campo de concentração durante a invasão nazista da Noruega na década de 1940.
A prisão moderna tem 12 alas e capacidade para 124 prisioneiros que são vigiados por 230 carcereiros, que utilizam câmeras de segurança.
A última vez que um homem escapou de lá foi em 2004. Ele teria sido recapturado minutos depois, segundo o diretor da instituição, Knut Bjarkeid.
Apesar dos agentes penitenciários não usarem armas de fogo, eles têm acesso a cassetetes e gás lacrimogênio.
- Estou no negócio há 30 anos e nunca ví o gás ser usado – disse Bjercke.
Ela afirmou ainda que se ocorrer uma situação na qual armas de fogo sejam necessárias, a prisão pode chamar a polícia


 

ORELHÃO TERÁ GRATUIDADE EM 2.020 MUNICÍPIOS

Como muita gente já deve ter reparado, os orelhões estavam virando sucata. Aparelhos quebrados, sem funcionamento e em pouquíssima quantidade foi o que restou. Mas, parece que ANATEL despertou para o problema e passou a fiscalizar a OI.
A agência determinou que em 2.020 municípios, inicialmente, a ligação de orelhões seja gratuita até o final do ano. 
Acompanhe.


Pragmatismo Político.com.br

Ligações de orelhões da Oi serão gratuitas, determina Anatel

Postado em: 28 ago 2012 às 1:42

A gratuidade vale até outubro ou dezembro, de acordo com o problema apresentado pela operadora em cada cidade. A Oi tem atualmente 760 mil orelhões no país

orelhões oi anatel chamadas gratuitas
Anatel proíbe Oi de cobrar ligações feitas em orelhões de 2.020 cidades. A empresa não cumpriu com o plano de vistoria para reparo dos orelhões e melhora na supervisão. Foto: reprodução

A partir da quinta-feira desta semana, as ligações locais para telefones fixos feitas em orelhões da operadora Oi em 2.020 municípios não poderão ser cobradas. A medida, determinada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), faz parte do Plano de Revitalização de Telefonia de Uso Público, que começou em agosto de 2011.
A Anatel exigiu de cada uma das concessionárias um plano de vistoria e reparo dos orelhões e melhoria nos sistemas de supervisão. Como a Oi não atingiu integralmente os objetivos do plano, especialmente em relação à densidade de orelhões por número de habitantes e aos reparos nos telefones, foi feito um acordo com a agência para isentar a cobrança da ligação. A gratuidade vale até outubro ou dezembro, de acordo com o problema apresentado pela operadora em cada cidade. A Oi tem atualmente 760 mil orelhões no país.
Desde abril, a mesma proibição de cobrança foi determinada para a Embratel, nas chamadas nacionais de longa distância feitas por meio do código 21 nos 1,5 mil orelhões sob responsabilidade da concessionária. A medida, que vale até 31 de dezembro, foi decidida pela Anatel por causa do desempenho insatisfatório da concessionária na execução do plano de revitalização da telefonia de uso público.
Segundo o superintendente de Universalização da Anatel, José Gonçalves Neto, a estimativa de investimentos de todas as operadoras para o cumprimento do plano de revitalização é R$ 205 milhões. A Oi deverá investir R$ 170 milhões para revitalizar os orelhões do país.
Neto garante que as medidas impostas pela Anatel têm surtido efeito na melhoria da disponibilidade do serviço no país. No caso da Oi, o índice de planta ativa de orelhões era 70% em setembro do ano passado e em junho deste ano passou para 86%.
 

 

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

RICARDO LEWANDOWSKI: UM JUIZ NÃO PODE SE PAUTAR PELA OPINIÃO PÚBLICA

por Julieta El-Khouri
 
Ricardo Lewandowski, revisor do processo do Mensalão, desta vez não acompanhou o voto do relator do mesmo, Joaquim Barbosa: votou pela absolvição dos 4 petistas: João Paulo Cunha, Marcos Valério e de seus dois ex-sócios, Ramon Hollerbach e Cristiano Paz. Para ele , "não existe qualquer prova idônea ou mesmo indício minimamente convincente do suposto favorecimento da agência SMP&B ao longo do certame licitatório. Penso que a acusação não logrou de mostrar a prática de qualquer crime no procedimento de licitação ou na execução de contrato firmado com a agência SMP&B e Câmara dos Deputados”. E afirma mais: já previa as críticas, por conta da absolvição dos réus, mas não vê problemas, porque, afinal, "(um juiz) não pode se pautar pela opinião pública."
Joaquim Barbosa rebateu as afirmações do ministro revisor: "Eu me reservo para trazer essas respostas, não só às divergências, mas às duvidas que foram trazidas a tona, na segunda feira.". Já o ministro Ayres Britto mostrou-se preocupado com a possibilidade do julgamento ficar muito extenso e alertou sobre a inconveniência de submete-lo a réplicas e tréplicas.
Hoje é mais um dia de julgamento: vamos acompanhar e torcer para que não se transforme em mais uma pizza.




Br.reuters

Lewandowski diz que já esperava críticas por absolvição de petista

sexta-feira, 24 de agosto de 2012 13:50 BRT


Visão geral de sessão do julgamento do chamado mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília. Revisor da ação penal do chamado mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, disse que já esperava críticas ao seu voto de absolvição do deputado federal e ex-presidente da Câmara João Paulo Cunha (PT-SP). 02/08/2012 REUTERS/Ueslei Marcelino
BRASÍLIA, 24 Ago (Reuters) - O revisor da ação penal do chamado mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, disse nesta sexta-feira que já esperava críticas ao seu voto de absolvição do deputado federal e ex-presidente da Câmara João Paulo Cunha (PT-SP), na primeira divergência com o relator, Joaquim Barbosa.
Lewandowski votou pela absolvição de Cunha, do publicitário Marcos Valério e dois ex-sócios por supostas irregularidades em contratos de publicidade entre a Câmara e a agência de publicidade SMP&B, de Valério, à época em que o petista presidia a Casa.
Barbosa havia votado pela condenação de todos os quatro réus.
"Eu esperava. As críticas, as incompreensões, isso faz parte do nosso trabalho", disse Lewandowski a jornalistas. "(Um juiz) não pode se pautar pela opinião pública."
Cunha responde por corrupção passiva, peculato e lavagem de dinheiro. Os publicitários por corrupção ativa e peculato.
"Este contraponto ajudará os demais ministros a decidirem", disse ele.
O voto contrário de Lewandowski ocorreu após o revisor ter seguido o relator pela condenação do ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato, de Valério e dos dois ex-sócios por irregularidades em contratos de publicidade com o BB.
Lewandowski negou que a divergência possa causar um "desgaste" no STF, já que é normal haver discordâncias na Corte.
Relator e revisor têm participado de fortes discussões no plenário desde o início do julgamento. A última delas foi na quinta-feira, quando Barbosa disse que iria fazer considerações ao voto contrário de Lewandowski, que reagiu, pedindo direito de tréplica.
(Reportagem de Hugo Bachega)
 
 

GOVERNO FIXA EM 15,8% REAJUSTE PARA SERVIDORES

por Julieta El-Khouri
 
A negociação com os servidores grevistas está acirrada. O Governo Federal fixou em 15,8% o reajuste salarial para as categorias e alerta que as que não aceitarem ficarão de fora. Para reduzir a pressão dos grevistas nesta semana, quando o orçamento de 2013 será fechado, o Governo continuará adotando medidas judiciais como o corte do ponto. Segundo o Ministério do Planejamento, somente os profissionais da educação receberão reajuste maior, ficando o maior percentual em torno de 27%.
Acompanhe.



br.reuters.com

Servidores que rejeitarem proposta de 15,8% ficarão sem aumento--fonte

sexta-feira, 24 de agosto de 2012 21:04 BRT

Policiais militares usam spray de pimenta durante protesto contra a presidente Dilma Rousseff em frente ao Palácio do Planalto, em Brasília, na quinta-feira. 23/08/2012 REUTERS/Ueslei Marcelino
BRASÍLIA, 24 de Ago (REUTERS) - O governo decidiu que não vai alterar a proposta feita aos servidores de reajuste salarial de 15,8 por cento, dividos em três parcelas até 2015, e que as categorias que não aceitarem ficarão sem o aumento, informou à Reuters uma fonte do governo nesta sexta-feira.
As negociações se encerram neste fim de semana e o governo espera assinar os acordos com as categorias até terça-feira da semana que vem.
O mesmo reajuste parcelado deve ser estendido aos servidores do Poder Judiciário. O governo ainda vai apresentar uma proposta para os militares, cujo percentual tem sido mantido em segredo, mas é diferente dos 15,8 por cento.
Segundo essa fonte, que pediu para não ter seu nome revelado, a expectativa do governo é que as manifestações dos grevistas e das carreiras que pressionam por aumentos maiores ficarão ainda mais inflamadas na semana que vem porque o governo tem até sexta-feira que vem para encaminhar ao Congresso a peça orçamentária de 2013. Apenas os reajustes que estiverem previstos no Orçamento poderão ser pagos em 2013.
Para tentar combater o acirramento da pressão dos grevistas, medidas judiciais adotadas pela Advocacia-Geral da União (AGU) e o corte de ponto dos grevistas continuarão sendo adotadas na próxima semana.
Nas negociações comandadas pelo Ministério do Planejamento, apenas os servidores da educação conseguiram propostas superiores aos 15,8 por cento, chegando a reajuste de 27 por cento dependendo da função, o que consumirá cerca de 7,1 bilhões de reais pelos próximos três anos.
Segundo a fonte, o governo vê a pressão de grevistas de carreiras de estado como os policiais federais, auditores da Receita Federal, servidores do Banco Central e do Tesouro, como um risco para o teto do funcionalismo, estabelecido em 26,7 mil reais. "Isso não dá para ceder", disse a fonte.
(Reportagem de Jeferson Ribeiro)
 
 

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

NÃO SE ANULE: VOTE!

É um mar de lama a política atualmente. Mas, você pensa que isso acontece só agora? Está enganado. Essa corrupção generalizada na política acontece há muito tempo. O que ocorre agora de novo é que temos o avanço em direção à tecnologia da informação, e maiores e melhores métodos de detecção dos infratores. Há corruptores e corruptos em todos os partidos e em todas as instituições há muito, e muito tempo. Mas, velhos políticos, com velhas más intensões, pretendem que pensemos que esse comportamento político é recente, induzindo à descrença na política, para que você anule o voto e, assim, viabilize a COMPRA da eleição, porque quanto menos votos ideológicos, melhor pra eles. Quem pensa em anular o voto, tem ideologia e está decepcionado com o atual rumo da política.
E o jeito, então, de se rebelar contra isso tudo é anular o voto? Claro que não. Pense comigo: se você anular o seu voto qual é o resultado? É evidente que o corruptores (através dos corrompidos) vencerão a eleição. Eles PAGARÃO pelo voto. Temos que combater a corrupção de frente, enfrentando-a.
Eu tenho projetos à vereança em muitas áreas, principalmente nas que eu considero mais problemáticas. Mas, quando penso em projeto, quando penso em lei, eu procuro o seu desfecho, e me deparo com o maior impeditivo para sua realização: a corrupção.
Por isso é que ergui essa bandeira e empunho-a com veemência: sou radicalmente contra a corrupção. Acredito que as leis e projetos somente poderão ser oferecidos à sociedade com plenitude, quando ficarem livres da corrupção. Então, não vote nulo. Acredite na sua força para mudança desse panorama.
Procure o candidato de sua preferência, participe das reuniões de campanha, escute os projetos que o candidato tem, verifique se atendem as necessidades de sua área, debata com ele para que adeque suas propostas à sua comunidade. Não fique aí parado (a).
Ajude-nos a limpar o Brasil. Dia 07 de outubro, NÃO SE ANULE, ANULANDO SEU VOTO, escolha o candidato que mais se identifique com os suas pretensões para melhoria da sociedade e vote nele.
 

Pragmatismo Político. com

Frei Betto: “Votar nulo ou em branco é aceitar aquilo que há de pior”

 
Postado em: 20 ago 2012 às 21:18
 

De acordo com Frei Betto, os jovens precisam perder o olhar ‘nojento’ que possuem com relação à política. “Quem tem nojo da política é governado por quem não tem. Tudo que os maus políticos querem é que a gente tenha bastante nojo para eles ficarem à vontade com a rapadura na mão”

 
 
frei betto voto nulo
Frei Betto é autor de 53 livros, editados no Brasil e no exterior. Foto: reprodução
 
“Somos responsáveis pela política que predomina em todo o Brasil”. Essa é a afirmação de Frei Betto, assessor de movimentos sociais e comentarista da Rádio Brasil Atual, às segundas-feiras. Segundo ele, nesse momento de período eleitoral, todos os grupos, entidades e movimentos sociais devem convidar candidatos de todos os partidos para debater sobre os seus projetos.
“Os candidatos devem ser chamados para debater as suas propostas porque essa é a maneira de formarmos uma consciência politica de qualidade, de encontrarmos os critérios de uma participação política ativa e escolhermos melhor em quem votar”, disse.
Para ele, o votar nulo ou em branco é  aceitar aquilo que há de pior hoje. “O voto é importante para configurarmos um país melhor. O Brasil depende dos municípios, que são a base da sociedade. É no município que está o ensino fundamental, o posto de saúde e o transporte público coletivo. Se queremos melhorar a vida de cada um de nós na cidade, temos que estar atentos às eleições”, opinou.
De acordo com Frei Betto, os jovens precisam perder o olhar ‘nojento’ que possuem com relação à política. “Quem tem nojo da política é governado por quem não tem. Tudo que os maus políticos querem é que a gente tenha bastante nojo para eles ficarem à vontade com a rapadura na mão. Ou seja, se não estamos satisfeitos com a política, temos a obrigação cidadã de participar”.


MC DONALD´S PERDE AÇÃO TRABALHISTA

A nova modalidade de contrato de trabalho imposta pelo Mc Donald´s aos seus funcionários foi rejeitada pelo TST, que ratificou a decisão da 1ª vara trabalhista de Belo Horizonte. A rede de fast-food pretendia introduzir a jornada móvel de trabalho, onde o funcionário fica à disposição da empresa para trabalhar nos dias em que houver mais movimento.
Ou seja, além de ficar à disposição da empresa, sem liberdade alguma de horário, o empregado também ficaria sujeita à redução salarial, por conta dos dias sem movimento.
Não é lindo?



Brasil de Fato. com

Justiça invalida jornada móvel e variável de trabalho do McDonald´s

TST confirmou decisão da Justiça de Minas Gerais sobre improcedência da cláusula contratual estabelecida pela rede
 
da Redação
Para o Sinthoresp , a jornada móvel é uma prática ilegal e danosa
aos trabalhadores - Foto: Jack Zalium/CC
O Tribunal Superior do Trabalho (TST) julgou inválida a jornada móvel e variável de trabalho imposta pela rede de fast food McDonald´s a seus funcionários. O parecer da 7ª Turma do TRT confirmou decisão da Justiça do Trabalho de Minas Gerais sobre ação interposta por uma funcionária de um dos restaurantes da rede. A empresa foi condenada a quitar as diferenças salariais com base na jornada semanal de 44 horas.
O McDonald´s adota a jornada móvel como uma cláusula no contrato de trabalho. Ela estabelece que os trabalhadores serão remunerados pela hora trabalhada e que não terão uma jornada diária fixa, ficando à disposição das necessidades da empresa.
Segundo a 1ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte, de acordo com a lei, na contratação por salário-hora, deve ser fixada e mantida uma jornada padrão semanal, para não haver redução da remuneração e a ocorrência de disponibilidade permanente do trabalhador em benefício da empresa, sem o correspondente pagamento. O McDonald´s alegou que a jornada móvel não prejudicava a funcionária, já que a escala semanal era repassada à trabalhadora com dez dias de antecedência, permitindo, assim, que ela assumisse outros compromissos. No entanto, a Justiça considerou o prazo insuficiente para proporcionar à funcionária “a execução habitual de outras atividades profissionais”.
A rede de fast food recorreu ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT), que manteve a decisão a favor da trabalhadora. Então, o McDonald´s apelou ao TST. O ministro Pedro Paulo Manus, por sua vez, confirmou que o tipo de jornada de trabalho adotado pelo restaurante resultava em prejuízo à trabalhadora, já que a carga horária era definida unilateralmente pela empresa, a qual poderia solicitar o trabalho da funcionária nos horários que fossem de seu interesse. "Há ainda a incerteza acerca do salário, que pode sofrer grandes variações de acordo com a quantidade de horas que trabalhou no mês", destacou o ministro.
Esta é a segunda decisão do TST contra a adoção da jornada móvel e variável. Em março de 2011, a 8ª Turma do TST entendeu que a submissão do trabalhador a essa condição é prejudicial, assim, a cláusula contratual estabelecida pela rede que prevê este tipo de jornada deveria ser invalidada. A decisão confirmou parecer da Justiça do Trabalho do Paraná.
De acordo com o advogado Rodrigo Rodrigues, do Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis e Restaurantes de São Paulo (Sinthoresp) , há decisões pontuais sobre a jornada móvel e variável, mas não há um mérito explícito do Tribunal Superior do Trabalho a respeito de sua prática. Assim, fica sob responsabilidade de cada juiz a decisão sobre a legalidade nas ações movidas pelos trabalhadores e o sindicato.



quarta-feira, 22 de agosto de 2012

NOITE DO LANÇAMENTO DA CANDIDATURA DE ABILIO - VEREADOR 2012

por Julieta El-Khouri
 
Momento especial na noite do lançamento da Candidatura de Abilio a Vereador: Tamiris emociona a todos fazendo uma homenagem ao seu pai e a Alair Corrêa.





NATURA MOVE AÇÃO CONTRA JEQUITI

 
por Julieta El-Khouri
 
A Natura, empresa de produtos cosméticos, está às avessas com a Jequiti. Em ação movida contra esta, a Natura acusa a concorrente de estar plagiando a sua linha Natura Humor. Motivo do plágio: a Jequiti está se utilizando de quadrinhos para divulgar o seu produto, da mesma forma utilizada pela Natura.
Os produtos da Natura são os que eu mais gosto, não só pela sua excelente qualidade como também pela política de preservação do meio ambiente praticada pela Empresa. Mas, sinceramente, nesta situação eu não estou vendo muito razão à Empresa, porque acho que utilizar quadrinhos para divulgar um produto é direito de qualquer um. Ou não??
Se assim fosse, o jargão "Na Moral" muito usado pelos jovens, também se tornaria propriedade da Globo e não poderia mais ser utilizado por ninguém, sem a sua licença.



folha.uol.com

21/08/2012 - 14h51

Natura acusa Jequiti de plagiar linha de produtos

Publicidade
DE SÃO PAULO

 
O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) acatou denúncia da Natura de plágio referente à linha Comix, da Jequiti, e recomendou que a empresa suspenda a publicidade dos produtos em questão. Segundo a representação da Natura, a linha é idêntica à Natura Humor, comercializada desde 2006.
A Jequiti informou que tomou conhecimento da decisão do Conar e apresentará recurso dentro do prazo legal. A Natura informou que tem como política proteger de forma ampla seus direitos de propriedade intelectual. Porém, não comenta processos em andamento.
Segundo avaliação do conselho, houve plágio na linha lançada pela Jequiti neste ano. A empresa pertence ao Grupo Silvio Santos. As duas linhas são destinadas ao público jovem e têm embalagens que utilizam desenhos em quadrinhos.
O Conar recomenda, desde a semana passada, a sustação de publicidade da linha. No entanto, por ser um órgão autorregulador, o conselho informa que não pode obrigar a empresa a parar as vendas.
A Jequiti recebeu a instrução de não produzir novas embalagens do produto e realizar a venda normalmente até o fim dos estoques do material.
Fotomontagem/Divulgação
À esquerda, loção hidrante da linha Comix, da Jequiti; à direita, perfume da linha Humor, da Natura

FAMÍLIA CAMPEÃ EM LONGEVIDADE

por Julieta El-Khouri
 
A Família Melis, na Itália, ganha destaque no Guinness Book: é a família campeã em longevidade. Os nove irmãos e irmãs que compõem a família estão vivos, e a irmã mais velha, Consolata, já conta 105 anos. Saúde pra dar e vender!



noticias.terra.com

Com 818 anos somados, família da Sardenha é a mais longeva do mundo
21 de agosto de 2012 09h11 atualizado às 12h16
 
 

A família Melis, residente na Sardenha, ostenta o recorde mundial de longevidade, certificado pelo Guinness. Foto: EFE A família Melis, residente na Sardenha, ostenta o recorde mundial de longevidade, certificado pelo Guinness
Foto: EFE
Composta por nove irmãos que juntos somam mais de 818 anos, 105 dos quais correspondentes à mais velha, a família Melis, residente na Sardenha, ostenta o recorde mundial de longevidade, certificado pelo Guinness Book, informaram nesta terça-feira vários jornais italianos.
Segundo o jornal local L'Unione Sarda, "após sete anos de investigação nos cinco continentes, o Guinness confirmou que a família Melis ostenta o recorde mundial de longevidade". Os Melis são procedentes de Perdasdefogu, na região de Ogliastra, no centro-oeste desta ilha italiana.
No dia 1º de junho de 2012, os nove irmãos e irmãs, todos vivos, somavam 818 anos e 205 dias. A mais velha, Consolata, que, por sua vez, tem nove filhos, 24 netos, 25 bisnetos e três tataranetos realizará na quarta-feira seus 105 anos.
A segunda é Claudia que, com 99 anos, é mais saudável que uma maçã e foi vista "na primeira fila na segunda-feira na missa de sua paróquia", segundo o L'Union Sarda.
É seguida por Maria, 97 anos, que tem "alguns problemas de saúde há pouco tempo", de acordo com o jornal. Depois estão Antonio, 93 anos, Concetta, 91 anos, Adolfo, 89 anos, que ainda trabalha em seu bar de Perdasdefogu, Vitalio, 86 anos, e Vitalia, 81 anos, que, como a caçula, Mafalda, 78 anos, vive em Cagliari.
Os diferentes jornais italianos informaram que a Sardenha, e, em particular, a zona de Ogliastra, ostenta o recorde italiano e um dos recordes mundiais de longevidade, com médias que alcançam as 22 pessoas centenárias para cada 100 mil habitantes, contra as 8 do resto da Itália.



ASTÚCIA NA PROPAGANDA ELEITORAL

  
Como todos já sabem, começou ontem a propaganda eleitoral na televisão. Muitos candidatos a vereador usam indevidamente a imagem de Alair Corrêa em suas campanhas, embora não estejam o apoiando de fato.
A ideia de unir a imagem de Alair à dos seus candidatos apoiadores e apoiados foi providencial. Assim, não restarão dúvidas quanto a quem realmente merece se associar ao candidato a prefeito durante a corrida eleitoral. Parabéns à equipe de marketing pela sagacidade e astúcia.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

BENS DO IASERJ SÃO TRANSPORTADOS SEM NENHUM CONTROLE

por Julieta El-Khouri

A deputada Janira Rocha, em visita de monitoramento à transferência de bens materiais do IASERJ, constatou que a mudança está completamente irregular. O Governo do Estado não está adotando os critérios mínimos exigidos para este caso, deixando a transportadora sem nenhum controle, pois não foi feito o inventário dos bens a serem transportados. Sempre de forma arbitrária.
Acompanhe. 




Janira Rocha. com. br - 17/08/2012

GOVERNO CABRAL SAQUEIA IASERJ


A gangue do guardanapo, que comanda a Secreetaria Estadual de Saúde, está fazendo um verdadeiro saque nos equipamentos médicos e hospitalares do Hospital Central do Iaserj, que está sendo desativado pelo governo Sérgio Cabral. Equipamentos caros, de última geração, estão sendo retirados do hospital sem quaisquer controles, por empresas terceirizadas contratadas pela Secretaria de Saúde. As normas legais estão sendo desrespeitadas descaradamente, para apressar o fechamento da unidade. O saque foi flagrado nesta sexta-feira (17/08) por funcionários do Iaserj que foram ao hospital buscar pertences particulares. Um automóvel com vários equipamentos foi impedido de sair da unidade pelos funcionários, que denunciaram o caso à Polícia Civil. A deputada Janira Rocha (PSOL) acompanhou o registro da ocorrência na delegacia e esteve no hospital, para verificar as denúncias. Peritos da Polícia Civil periciaram o carro retido pelos funcionários, que pertence a uma empresa terceirizada contratada pelo governo estadual. Os equipamentos foram impedidos de sair do hospital, até a secretaria cumprir as normas legais para transferência de patrimônio público.
Para Janira, o que está ocorrendo no Hospital do Iaserj é uma verdadeira pilhagem. "Estão retirando equipamentos hospitalares, que são patrimônio público, sem inventário do material. Não há registros do que está saindo. É um descaso total com o patrimônio público, o que é uma marca deste governo", disse Janira. depuitada vai acionar a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa (Alerj) para acompanhar o caso. Janira também vai analisar medidas jurídicas e administrativas que poderão ser tomadas contra a direção do hospital e a cúpula da Secretaria de Saúde. "Eles não podem tratar o patrimônio do servidor e da população com esta falta de responsabilidade e sairem impunes", dsssie Janira.
A luta pela preservação do Hospital do Iaserj continua. Apesar do governo estadual estar acelerando de forma arbitrária e ilegal as medidas para demolição do prédio, servidores envolvidos na luta prometem resistir. Será mantida vigília permanente no hospital, para evitar a retirada e o roubo de materiais.

INSTALAÇÃO DE BASE AMERICANA EM HONDURAS

Dando prosseguimento ao seu cerco às reservas de petróleo, os Estados Unidos agora querem instalar uma base militar em Honduras, América Latina. A justificativa usada pelos estadunidenses é a de que querem combater o narcotráfico, mas a dirigente do Conselho hondurenho adverte: à medida que eles chegam aqui, o narcotráfico aumenta.


foto: Internet - Honduras


Brasil de Fato. com - 17/08/2012

Estados Unidos instalará em Honduras sua maior base militar na América Latina

Segundo Bertha Cáceres, dirigente do COPINH, grandes reservas de petróleo podem ser encontradas na região que pode receber a base
Chevige González Marcó,
da Rádio do Sul

Bertha Cáceres, dirigente do COPINH (Conselho Cívico de Organizações Populares e Indígenas de Honduras), denunciou que tropas militares estadunidenses se deslocam livremente pelos rios localizados na região da Mosquitia, no norte do país.
Em entrevista para a Rádio do Sul, Cáceres afirmou que a ingerência dos Estados Unidos em Honduras é descarada e destacou que Washington pretende instalar na “Mosquitia” o que seria sua maior base militar na América Latina. Acrescentou que nesta região poderiam ser encontradas grandes reservas de petróleo.
A dirigente social indicou que o governo estadunidense pretende investir 1,3 bilhão de dólares para colocar suas tropas e utilizar o território hondurenho como plataforma para atacar outros países.
A região da “Mosquitia” está localizada no norte do país, entre o Caribe e a fronteira com a Nicarágua. Tem limites marítimos com Jamaica, Cuba, Belize e a própria Nicarágua. Ali estão quatro etnias indígenas, que se encontram ameaçadas pela presença militar estadunidense.

Contradição
A presença militar estadunidense em Honduras tem sido justificada como parte dos mecanismos conjuntos da luta contra o narcotráfico, entretanto, adverte Cáceres, ocorreu o contrário: a medida em que aumenta o número de efetivos estadunidenses, aumenta também o narcotráfico.

DESMATAMENTO ILEGAL SOFRE CONDENAÇÃO NO PARÁ

No meio de um mar de desmatamento, enfim uma notícia boa. A justiça federal do Pará condenou, ontem, a multa e reflorestamento de vários hectares duas madeireiras de Breves (PA). Entre os criminosos, além dos madeireiros, estão fiscais e crackers.
Veja.

Brasil de Fato.com - 17/08/2012

Duas madeireiras são condenadas por desmatamento ilegal

 
 
Somadas, indenizações passam de R$ 1,6 milhão. As empresas também terão que reflorestar mais de cem hectares

Duas madeireiras foram condenadas pela Justiça Federal no Pará por desmatamento ilegal. A 9ª Vara Federal em Belém, especializada em questões ambientais, condenou a C&N Comércio e Exportação de Madeiras e seus dois proprietários – Carlos Antônio Dias Lourenço e Norma do Socorro Cardoso Lobato – ao pagamento da indenização a título de danos materiais no valor de R$ 1,6 milhão e ao reflorestamento de área de 115 hectares. A madeireira está localizada no município de Breves (PA).
Já a Portal Comércio de Madeira, de Belém, foi condenada ao pagamento de R$ 13,3 mil. A empresa também terá que reflorestar uma área de 0,95 hectare. As decisões foram publicadas em processos iniciados a partir de ações do Ministério Público Federal (MPF).
Ambas as empresas participavam de um esquema fraudulento que falsificava licenças ambientais e que foi alvo das operações Ouro Verde I e II, nos anos de 2005 e 2007, respectivamente, uma ação conjunta do MPF, Polícia Federal (PF) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Madeireiros, fiscais corruptos e cibercriminosos (também chamados de crackers) faziam parte do esquema.

Fraude
O esquema consistia em inserir dados falsos no sistema informatizado de fiscalização de transporte de produtos florestais Documento de Origem Florestal, os DOFs, do Ibama, que possibilitavam a inserção de créditos florestais para empresas exploradoras de madeira e carvão.
Dessa forma, “um sem número de empresas passaram a ter créditos irreais, a fim de legitimar a origem de madeiras provenientes de desmatamento ilegal e de permitir um intenso comércio desses créditos ilicitamente originados. Além da inserção de créditos, foi constatada também a impressão desses DOFs, a fim de permitir a sua apresentação perante as autoridades fiscalizadoras, durante o transporte”, explica o texto da ação do MPF.
No início das investigações, 34 empresas foram identificadas fraudando o DOF, com a inserção de créditos equivalentes a 160 mil metros cúbicos de madeira. Em um segundo momento, constatou-se que 64 empresas receberam crédito florestal indevido de uma empresa fantasma. Em uma terceira etapa, uma nova lista com cerca de 57 empresas que receberam indevidamente créditos na modalidade “ajuste” – termo técnico utilizado dentro do Ibama para indicar que a empresa tem um procedimento em que justifica que devam ser adicionados créditos – e comprando DOFs com grandes quantias, superando 600 mil metros cúbicos de madeira.


segunda-feira, 20 de agosto de 2012

POPULAÇÃO DE RUA EM SÃO PAULO FAZ REIVINDICAÇÕES

A população marginalizada de São Paulo resolveu protestar e reivindicar seus direitos: reuniram-se em praça pública e juntos pedem políticas sociais que os atendam. Realizaram o ato ontem, dia 19 de agosto, data em que houve o massacre na Praça da Sé, em 2004.
Os moradores de rua em São Paulo somam mais de 14.000 pessoas.
Será que um país nessas condições poderia estar investindo bilhões e mais bilhões em Copa do Mundo e Olimpíadas?
Uma vergonha!


Agência Brasil - Carta Capital

20.08.2012 19:13
 

Em protesto, moradores de rua pedem políticas sociais em São Paulo

Moradores de rua relembram massacre ocorrido na Praça da Sé, centro de São Paulo, em 2004. Foto: Camila Maciel / ABr


Moradores de rua de São Paulo passaram a madrugada desta segunda-feira 20 reunidos na Praça da Sé, no centro da cidade, para reivindicar políticas sociais de apoio à população em situação de rua. A manifestação começou na noite de domingo e terminou na manhã desta segunda. A organização informa que 36 barracas foram montadas para abrigar três pessoas em cada, totalizando pouco mais de 100 manifestantes.
A mobilização faz parte do dia nacional de luta dessa população. O 19 de agosto faz referência ao Massacre da Sé, nome pelo qual ficou conhecido o episódio em que sete pessoas que dormiam na praça foram mortas nesse dia em 2004. Até hoje, nenhum dos suspeitos foi preso. A data também será lembrada em Belo Horizonte, Fortaleza, Salvador, Curitiba e Vitória.
Levantamento da prefeitura informa que 14,5 mil pessoas vivem nas ruas de São Paulo. O documento mostra que 47% dessas pessoas estão nas ruas e 53% em abrigos.
Kátia Lúcia dos Santos, de 33 anos, vive há 8 anos na Praça da Sé e relata dificuldades para conseguir sobreviver. “Sai de casa porque briguei com meus pais. Os primeiros dias foram muito difíceis, mas nunca pensei em voltar”, disse a moradora. Ela diz que faltam oportunidades que a possibilitem sair dessa situação. “Quando a gente procura trabalho, precisa ter residência fixa”, exemplifica.
O padre Júlio Lancellotti, membro da Pastoral de Rua da Arquidiocese de São Paulo, avalia que são necessárias ações em diversas áreas e não só de assistência social para atendimento a esse público. “Não podemos ter respostas que sejam sempre as mesmas, por exemplo, o albergue. Essas pessoas não podem ser atendidas por compartimentos. Os atendimentos precisam estar integrados”, defende o padre.
Ele cita, entre as áreas que precisam ser contempladas, saúde, educação, moradia e trabalho.