.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

ROYALTIES DO PETRÓLEO - BOA NOTÍCIA PARA CABO FRIO


 
A presidente Dilma Rousseff participou nesta terça-feira (15) da abertura da 15ª Marcha dos Prefeitos, em Brasília, que reuniu cerca de 3 mil prefeitos na capital. No encontro, a presidente deixou claro que vetará a nova proposta já aprovada pelo Senado, que está agora na Câmara, e prevê a diminuição do repasse aos estados e municípios produtores de petróleo e um aumento para os que não produzem o óleo nos contratos já firmados.
 Cabo Frio com pouco mais de 130 mil eleitores, segundo dados de levantamento do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), terá de escolher seu próximo prefeito entre alguns ex-presidentes da Câmara de Vereadores local. Isto porque três dos pré-candidatos já ocuparam o cargo, por vezes, em suas trajetórias políticas.
 A população de Cabo Frio continua no mesmo estágio de desenvolvimento humano de décadas anteriores aos repasses dos royalties do petróleo. Apesar da riqueza recente do município, nenhum investimento favoreceu diretamente sua gente. Nenhum projeto importante nas áreas: habitacional, educacional, segurança ou saúde que promova à população a melhoria da qualidade de vida. O município continua alvo de ambições eleitorais de grupos políticos, que se mantêm no poder, favorecendo a especulação imobiliária migrada de Minas Gerais e consentindo com um turismo voraz e predatório que nenhum benefício traz aos cidadãos cabo-frienses.
A ocasião, portanto, é a mais oportuna, senão obrigatória, para que os candidatos sérios ao pleito municipal exponham seus projetos para a utilização destes recursos além de comprometerem-se efetivamente com a transparência e a fiscalização pública dessas aplicações.

postado por:
Luís Antônio Marques Silva - Cientista Social - Graduado pela Universidade Federal Fluminense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário