.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

REVIRAVOLTA NO PDT


Parece que a presidenta Dilma tende a acertar o passo. A nomeação de Brizola Neto como Ministro do Trabalho dá uma boa guinada na atual situação do PDT. É um incentivo à luta do dep. Paulo Ramos que vem, a duras penas, tentando criar barreiras às investidas constantes de Carlos Luppi e José Bonifácio (correligionários de Janio Mendes) em direção à Executiva do Partido. (veja abaixo o discurso de Paulo Ramos, na Alerj)
Brizola Neto, 33 anos, assume a pasta do Ministério do Trabalho e reacende a chama do sindicalismo quando declara que o MTE é o “ambiente ideal para o avanço das lutas do movimento sindical e do conjunto dos trabalhadores”. Seu pontapé inicial será a unificação do partido, sem a qual não poderia empreender sua administração frente ao Ministério do Trabalho, uma vez que a unidade partidária é o alicerce para a construção de bons projetos que beneficiem os cidadãos.
A escolha do Ministro agradou os representantes das centrais sindicais, Força Sindical e CUT, o que pode significar um caminho aberto à negociação das reivindicações dos trabalhadores. Artur Henrique (PT), presidente da CUT, considera boa a escolha do novo ministro e diz que ele “terá que enfrentar desafios como busca por trabalho descente e uma melhor qualificação dos trabalhadores”. Já Paulo Pereira da Silva (PDT), presidente da Força Sindical, se limitou a elogiar a escolha.
Um país melhor é o que todos almejamos. Então, vamos torcer para que as boas intenções do novo Ministro se ratifiquem e que ele não seja corrompido pelo poder.


Brasil247

Brizola Neto se diz orgulhoso por assumir ministério do Trabalho 

Brizola Neto se diz orgulhoso por assumir ministério do Trabalho  
Foto: Fabio Braga/Folhapress

“Na relação entre o capital e o trabalho, o Ministério tem um lado que é a proteção do regime de direitos e garantias do trabalhador brasileiro”, disse o recém-nomeado ministro

01 de Maio de 2012 às 12:31
Agência Brasil - O recém-nomeado ministro do Trabalho e Emprego pela presidenta da República Dilma Rousseff, deputado Brizola Neto, disse hoje (1º), durante as comemorações do Dia do Trabalho organizada por cinco centrais sindicais na capital paulista, que assumir a pasta apoiado pelos trabalhadores é um orgulho muito grande e que, para ele, é claro o papel desse Ministério.
“Na relação entre o capital e o trabalho, o Ministério tem um lado que é a proteção do regime de direitos e garantias do trabalhador brasileiro”, afirmou Brizola Neto.
O ministro não quis falar muito durante o discurso porque disse que só assume a pasta na quinta-feira (3), mas lembrou que as notícias de geração de mais empregos no Brasil vieram em momento em que há um ambiente econômico favorável, de aumento da renda do trabalhador brasileiro.
“É esse o ambiente ideal para o avanço das lutas do movimento sindical e do conjunto dos trabalhadores. A união das centrais sindicais é o caminho e, em um ambiente de desenvolvimento econômico de um país que cresce e gera para o seu povo, a classe trabalhadora pode avançar”, falou Brizola.
O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, informou que a presidenta Dilma deixou claro em sua mensagem à população na noite de ontem (30) quais os rumos do governo em relação aos trabalhadores.
“É para a defesa de um emprego de qualidade, de um salário digno para todos, e por isso nosso governo tem feito uma intransigente defesa em busca do mercado interno e dos postos de trabalho”, disse Carvalho.
Segundo ele, o governo está trabalhando para reduzir o spread bancário e os juros. Ele reforçou ainda que a expectativa do governo é a de que o novo ministro do Trabalho e Emprego tenha uma relação boa com os sindicatos e as empresas.


DISCURSO DO DEP. PAULO RAMOS - 24/04/2012

24/04/2012 - PDT está virando um partido de aluguel

O SR. PAULO RAMOS – Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, acreditei, um tempo atrás, que não teria eu mais a necessidade de vir a esta tribuna para falar do meu próprio partido, o PDT. Imaginei que não teria essa necessidade acreditando que a aqueles que dirigem, não só nacionalmente como também no Estado do Rio de Janeiro, a minha legenda, o PDT, já tivessem compreendido o papel nefasto por eles desempenhado, fazendo com que o partido perdesse quase que completamente a sua identidade.
No plano nacional, Carlos Lupi e Manoel Dias e, no Estado do Rio de Janeiro, mais uma vez, Carlos Lupi e José Bonifácio transformaram o PDT num balcão de negócios, numa legenda de aluguel, num verdadeiro cartório por eles controlado unicamente para o atendimento de interesses pessoais. O PDT há muito deixou de ser alternativa de poder, deixou de expressar o seu programa na defesa de propostas nacionalistas, na defesa da educação pública de boa qualidade – a educação integral, simbolizada tão bem pelos CIEPs –, na defesa da reforma agrária, no debate sobre as famosas reformas de base. Enfim, o PDT perdeu até o conteúdo de defesa do trabalhador.
O PDT passou a ser uma legenda completamente desfigurada por aqueles que dele se apropriaram e agora alcançam benefícios pessoais, não só na disputa pela ocupação de cargos nos Poderes Executivos com os quais a legenda se alia, mas também benefícios outros, Sr. Presidente, que desta tribuna até me recuso a mencionar, de tão abjetos.
Depois de uma decisão judicial, transitada em julgado, que anulou a última eleição no Estado do Rio de Janeiro, para o Diretório Regional, os dirigentes do Partido, o mesmo Carlos Lupi, no plano nacional, nomeia uma comissão provisória composta pelos mesmos membros da comissão executiva eleita pelo Diretório cuja convenção foi anulada por decisão judicial. Não só uma afronta à ética partidária, não só uma agressão ao mínimo democrático que deve existir em cada legenda, mas acima de tudo um desrespeito flagrante à decisão judicial.
Foram tentando organizar, de forma ilegítima, um colégio eleitoral para possibilitar a eternização na direção do partido daqueles que são os seus verdadeiros mercadores, vendedores da legenda.
E agora, Sr. Presidente, afrontando ainda o estatuto partidário, a direção regional, isto é, Carlos Lupi e José Bonifácio, seu assecla, marcam para o dia 28 uma convenção para a eleição do Diretório Regional. Eles não têm legitimidade e integram uma comissão provisória que afronta a decisão judicial. Mas marcam a convenção sem a obediência do estatuto. Não decidiram Direção Nacional, a quem cabe, não marcou a eleição com 30 dias de antecedência. Não houve a reunião da Executiva. Não houve a publicação em nenhum instrumento do Partido nem na internet. E agora, a oito dias do pleito, divulgaram que a convenção dar-se-á no dia 28.
Assim, nem posso acreditar que o ex-ministro Carlos Lupi, que saiu corrido do Ministério, que não pode mais aparecer em público, que não é fotografado nem ao lado do candidato a Vereador, do mais longínquo município, que ele se atrevesse a tanto, que estivesse disposto a afrontar ainda mais a consciência dos verdadeiros trabalhistas, dos verdadeiros pedetistas.
Meu gabinete tem sido um local de peregrinação. Recebo trabalhistas amargurados, brisolistas sofridos vendo o que foi feito da nossa legenda.
Sr. Presidente, venho à tribuna para mais uma vez fazer um apelo porque não é possível que a Bancada do PDT, com assento nesta Casa, fique omissa ou cúmplice desse procedimento porque, afinal de contas, a representação no Poder Legislativo, com a convivência que tem com as bases partidárias, deveria pelo menos se esforçar para que o Partido respeitasse o mínimo democrático, que os diretórios municipais fossem organizados democraticamente. Que nas zonais do Município do Rio de Janeiro prevalecesse também a visão democrática, que houvesse tempo porque, agora, foi eleito um novo Diretório Municipal, na Capital.
Carlos Lupi foi derrotado fragorosamente, mas que houvesse tempo para que a direção municipal na Capital organizasse os diretórios zonais para participação numa futura convenção regional, conforme está no Estatuto. Contudo, preocupados com a derrota futura, e ainda se apropriando dos mecanismos partidários, contrariando a decisão judicial, eles marcam uma convenção sem nenhuma divulgação, para que se apresentem com chapa única e possam, mais uma vez, se apropriar ou continuar controlando, dessa forma espúria, a nossa legenda.
Há uma parcela grande resistindo. Os pedetistas sinceros, os trabalhistas, os brizolistas não se conformam e estão proclamando por todos os lugares: “Fora, Lupi!”, “Fora, José Bonifácio!”, que ainda está como Subsecretário de Defesa do Consumidor. É uma figura que pode ser encontrada em vários lugares, inclusive nos principais bares de nossa Capital, menos no nosso partido, dirigindo a legenda de forma responsável.
Sr. Presidente, agora posso dizer desta tribuna que eles se acanalharam de forma tal que fico a imaginar qual será a reação daqueles que não se conformam. Estamos reagindo, buscando, mais uma vez, a proteção do Poder Judiciário; estamos reagindo nos mobilizando internamente – e veja que nem podemos nos reunir na sede do partido, porque eles a mantêm fechada. A sede do PDT hoje só abre em alguns momentos, para que eles possam praticar os atos que praticam, descumprindo qualquer dispositivo estatutário, descumprindo a Lei, descumprindo decisão judicial. O PDT hoje vive de portas fechadas.
Sr. Presidente, venho aqui para convocar os verdadeiros pedetistas, os verdadeiros trabalhistas e os verdadeiros brizolistas para que, juntos, possamos resgatar a nossa legenda. Mando um abraço ao Deputado Federal Brizola Neto pela vitória que o consagrou como Presidente do PDT no Município do Rio de Janeiro. Carlos Lupi tudo fez para impedir que Brizola Neto fosse nomeado Ministro do Trabalho, o que ainda é a nossa esperança, mas não foi possível. Quando o voto foi permitido na Capital, Lupi não conseguiu manter o controle do partido porque foi fragorosamente derrotado pela chapa encabeçada pelo Deputado Federal Brizola Neto.
Que saiba Lupi que ele está com os dias contados à frente de nossa legenda; que ele, que se acanalhou de tal forma que ainda ousa nos agredir da forma como vem fazendo, marcando uma convenção contra os dispositivos estatutários e sem a observância de prazos regimentais, saiba que os canalhas como ele deixarão em breve a direção do PDT e seguramente deixarão também a nossa legenda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário