.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

DEMOLIÇÃO DO IASERJ À VISTA - URGENTE

E as arbitrariedades não acabam. Nesse momento, conforme informações colhidas no perfil da Deputada Janira Rocha, no facebook, o IASERJ está cercado pela empresa demolidora contratada por Cabral. Dentro do Hospital, Servidores, pacientes e familiares tentam impedir mais esta tragédia com a saúde pública no Estado do RJ. Os Servidores pedem que outros militantes, servidores, pacientes, estudantes, enfim, qualquer pessoa que seja contra esse ataque que juntem-se a eles para criar reforço e resistência. Quem puder, por favor auxilie.
Para viabilizar a realização desse expediente macabro, Cabral exonerou o diretor do Hospital.
Leia abaixo.


IASERJ

Cabral exonera diretor do Hospital do Iaserj para facilitar demolição

11/06/2012

Por Olyntho Contente


Das Redação do Sindsprev/RJ


O diretor do Hospital do Iaserj, o médico Nelson Ferrão, foi exonerado hoje pelo secretário estadual de Saúde Sérgio Côrtes. O governo não apresentou os motivos da decisão. O ex-diretor tomou conhecimento do seu afastamento através do Diáfio Oficial do Estado. Para a presidente da Associação de Funcionários, Mariléa Ormond, a exoneração se deve ao comportamento ético e de defesa da vida dos pacientes do Iaserj, que contrariava os interesses do secretário Côrtes, do governador Sérgio Cabral Filho e do diretor do Instituto Nacional do Câncer, Luiz Antônio Santini, que planejam demolir o Hospital do Iaserj para construir um centro de pesquisas em oncologia, no lugar.


Ferrão esteve à frente da unidade, desde 2010. Vinha desenvolvendo um trabalho de reaparelhamento e ampliação da unidade para atender melhor a um número cada vez maior de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Esta atitude contrariava os interesses do governo do estado. Para o diretor do Sindsprev/RJ, Júlio Tavares, a demissão é uma demonstração clara de que os gestores que cumprem a ética médica não atendem aos objetivos inconfessáveis do governo Cabral. “Nelson Ferrão está sendo afastado por ampliar e melhorar o atendimento aos pacientes do Hospital do Iaserj. Côrtes e Cabral estão interessados, apenas, em criar as condições para beneficiar empreiteiras que o Inca contratará para construir seu centro de pesquisas que custará R$ 500 milhões”, acusou. No lugar de Ferrão será empossado o médico Pedro Cirilo.


Liminar


Continua em vigor a liminar concedida na madrugada da última quinta-feira 7, pelo juiz Daniel Vianna Vargas, da Comarca da Capital, em ação movida pelo Ministério Público do Estado, a partir de representação apresentada pela vereadora Sônia Rabello (PV-RJ). A decisão judicial proíbe a Secretaria Estadual de Saúde de transferir pacientes internados no Hospital Central do Iaserj e de interromper os serviços de atendimento médico prestados à população usuária.


Na liminar, o juiz considera que “a desativação e remoção representa risco de vida para os pacientes internados e risco de danos aos milhares de usuários da unidade”. Segundo o magistrado, “há necessidade de comprovação da possibilidade médica da remoção/transferência de pacientes sem risco à sua saúde”. Lembra que o Hospital do Iaserj foi cedido ao Inca, estando para ser desativado, embora ainda esteja em pleno funcionamento, com pacientes internados e atendendo a milhares de usuários, sem que haja um plano de evacuação e contingência para a absorção da demanda da instituição. O juiz determina a apresentação deste plano e cronograma de transferência dos serviços que deverá ser homologado em juízo após ouvido o MP.

3 comentários:

  1. Gente, sem demagogia! O Iaserj serve mesmo a quem ultimamente? Esses Institutos tiveram o seu papel até a década de 70. O que se sabe hoje é que dentro desses prédios estão morando gente. Por favor, vamos encontrar um outro lugar para essas pessoas morarem, mas precisamos avançar. O câncer é a segunda causa de morte no país e precisamos transformar o INCa em um grande centro de pesquisa dessa doença. vamos pensar coletivamente gente!

    ResponderExcluir
  2. Seria muito mais proveitoso se você se identificasse; poderíamos trocar idéias. Mas, vamos lá. O IASERJ estava sendo recuperado pelo diretor demitido e o hospital já estava funcionando a pleno vapor. A politicagem de Cabral está tomando proporções estratosféricas: não há interesse em atender ao povo. O que ele pretende é se beneficiar: gastar 500 milhões para construir um Hospital é inominável. Seu único objetivo é o esquema com as empreiteiras. É o que penso.

    ResponderExcluir
  3. Acho um absurdo tentar demolir um hospital de grande porte como o iaserj. O meu companheiro está internado lá. O tratamento que está recebendo é de ótima qualidade. Eu vou todos os dias lá e acompanho tudo de perto. O que eles deveriam pensar é investir mais nesse hospital, em obras para sua melhoria. Pois a saúde publica está tão precária, tantas pessoas precisam de atendimento médico. E eles querendo demolir esse hospital. Não tem nem lógica isso.

    ResponderExcluir