.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

EDUCAÇÃO EM AÇÃO

por Julieta El-Khouri


 


Estive no ato público realizado pelos profissionais da Educação, em frente à Câmara de Vereadores, e fiquei bem impressionada com a oxigenação que o movimento adquiriu. Muito bom! Parece que se livraram de amarras; as pessoas circulavam com mais desenvoltura, a manifestação era comum a todos. Lembrou-me dos antigos movimentos sindicais: todos alinhados buscando o mesmo objetivo, sem vinculações político-partidárias e, principalmente, com a independência que todo sindicalista precisa preservar: o direito de reivindicar.    Eu me senti mais próxima da categoria do que antigamente. Havia interação e unidade: parabéns às minhas colegas.
Como estou afastada e ando ausente das assembléias, perguntei, então, sobre a situação das negociações e recebi algumas informações.
A categoria está em negociação com as duas esferas do poder municipal:
Ø  uma pauta de reivindicações foi entregue à Secretaria de Educação, Sra. Laura Barreto, e outra à Secretaria de Administração, Sr. Deodoro Azevedo Neto. Essa pauta contém os itens construídos e aprovados em Assembléia pela categoria e buscam sua aprovação;
Ø  um abaixo-assinado foi entregue à Câmara de Vereadores, defendendo o Plano de Carreira Unificado para a Educação.
Os motivos da paralisação são vários, com destaque para os baixos salários:
·         PISO DO PROFESSOR : R$ 800,00
·         PISO DO FUNCIONÁRIO : R$ 583,15 (MENOR QUE O SALÁRIO MÍNIMO)
Há outros pontos imponderáveis. E esse é o motivo da paralisação. Um dos pontos em que não há acordo é o percentual de mudança de nível  (interstício) de 8 para 12%; e outro é a inclusão de todos os profissionais, que trabalham nas escolas, na Secretaria de Educação. Sobre esse ponto, a Prefeitura pretende DIVIDIR a categoria e colocar os funcionários que não sejam Professores em outra Secretaria: a de Administração. Dessa forma, seria criada a Avaliação por Desempenho, cujo instituto abriria muitas brechas, com desdobramentos para perseguição política, assédio moral, etc.
Enfim, vamos nós!

Veja as fotos da concentração em frente à Câmara de Vereadores.


Um comentário:

  1. Bom dia amigos como minha primeira participação no Maritaca eu falarei sobre o maior ataque ao nosso meio ambiente que está sendo feito nas barbas de todos e ninguém está fazendo nada em contrário.Estou falando do grande empreendimento dentro de uma reserva natural que é o entorno da Laguna de Araruama área a muito esquecida e largada pelo poder público e por nossos ECO- logistas de plantão estou falando da mega obra da cidade o tal shopping, será que uma área lá em Perynas não seria melhor? Tem de ser na beira da Laguna? E minha maior dúvida pra que é que serve a CONSTITUIÇÃO FEDERAL, ESTADUAL E A LEI ORGÂNICA DE CABO FRIO? Se basta se acenar um pouco de dinheiro e as reservas ambientais e áreas protegidas são entregues ao primeiro oportunista que aparece.Eu sou plenamente favorável ao desenvolvimento mas com consciência e com o menor impacto possível, será que o Ibama,o Inea e a Secretaria de Meio Ambiente não podem tomar nenhuma atitude em relação a mais esse descaso com o Meio Ambiente.Ah! em tempo e onde anda o Ministério Público?
    Cabo Frio minha terra amada disse o poeta, sim poeta mas infelizmente só nós a amamos.

    ResponderExcluir