Milhares de pessoas tomaram as ruas, ontem, para protestar contra a corrupção; foram 42 cidades que participaram do DIA DO BASTA.
Em Brasília, logo pela manhã, 6 mil manifestantes marcharam em direção à esplanada dos Ministérios pedindo a saída de Agnelo Queiroz. Às 10 h, a manifestação já reunia 20 mil pessoas.
Em São Paulo, a concentração dos milhares de manifestantes era em frente ao Museu de Arte de São Paulo (MASP) na Av. Paulista e houve repressão ao movimento, quando a polícia atirou bombas contra os manifestantes para liberar o trânsito, às 18:20h.
Em Goiás, 2 mil pessoas protestaram pedindo a saída do Governador Marconi Perillo .
Em Porto Velho, Rondônia, o presidente da OAB, Hélio Vieira, decidiu apoiar o evento por se tratar de movimento suprapartidário e de interesse social. Além desse apoio, também aderiram ao movimento, autoridades do Ministério Público e da Controladoria Geral da União. O evento foi o primeiro realizado, e contou, ainda, com apresentação de artistas locais.
Em Manaus, a marcha levou às ruas 400 manifestantes que pediam o fim do voto secreto, do foro privilegiado dos parlamentares e 10% do PIB para a educação. Também foi a primeira vez desse movimento no Amazonas.
No Rio de Janeiro, a Marcha da União Contra a Corrupção reunião cerca de 300 pessoas, na Praia de Copacabana, Zona Sul.
O MOVIMENTO NO INTERIOR
Em Ribeirão Preto (612.000 hab.), aderiram à marcha cerca de 100 pessoas, que fizeram uma passeata em direção ao centro da cidade e se concentraram em frente ao Teatro Pedro II, por volta de 10h.
Em Sorocaba (610.000 hab.), o movimento organizado pela Real Democracia Sorocaba (RDS) reuniu cerca de 100 pessoas, que se concentraram na praça Coronel Fernando Prestes.
Aqui em Cabo Frio, o movimento atraiu entre 90 e 100 manifestantes. Havia muito trânsito de pedestres e carros, que foram panfletados com o Manifesto que enumerava as investigações mais importantes que estão em poder da Justiça, e que tem que ser julgados o mais breve possível. Sob esse aspecto, o objetivo foi atingido.
Quanto ao número de manifestantes, isso não significa pouco apoio, uma vez que muitas pessoas que foram convidadas estavam trabalhando e outras que eram panfletadas surpreendiam-se dizendo que não sabiam do evento e que, se soubessem, teriam se programado para participar. Isso é comum a todos os movimentos que estão iniciando e com pouco patrocínio. O tempo para divulgação também foi curto, atingindo poucas pessoas. A mídia local é vendida e nenhuma nota foi divulgada a respeito do evento.
Podemos tomar como exemplo a cidade de Sorocaba/SP, que, apesar de ter uma população de 610.000 habitantes, também reuniu, aproximadamente, 100 manifestantes em torno do movimento. Este município tem como último registro de corrupção, a acusação de dois secretários municipais envolvidos em esquema de propina para concessão de alvarás a postos de combustível. Uma gota no oceano de denúncias de corrupção que pesa contra em Cabo Frio.
Enfim, a tarde foi muito agradável e o saldo da manifestação foi positivo.
Até breve!
Vejam as fotos do evento.
Em tempo: nossa faixa está com o termo corrupção faltando um “r”, porque os corruptos roubaram tanto que levaram um “r” dela.
O MOVIMENTO NAS CAPITAIS
Nenhum comentário:
Postar um comentário