.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

SINDICATOS TERÃO SUA CONSTITUIÇÃO MODIFICADA PELO GOVERNO FEDERAL

por Julieta El-Khouri

O ministro Brizola Neto vai entrar em ação. O Governo Federal quer promover uma reorganização sindical no país e fará as modificações através do ministério representante dos trabalhadores: o MTE.
Segundo Miguel Torres, da Força Sindical, existe hoje no Brasil uma espécie de "fábrica de sindicatos", com assembléias fraudulentas e endereços inexistentes.
Claro que existem esses fatores e eles são relevantes, mas todo cuidado é pouco.
Uma das grandes interessadas nessa questão é a Confederação Nacional das Indústrias. Puxando um pouco mais pela memória, recordamos que houve um tempo em que os empregadores unidos estavam tentando mexer em dispositivos trabalhistas constitucionais para flexibilizar os contratos de trabalho. Como não houve êxito, pois as cláusulas são pétreas (não podem ser alteradas) vemos agora que trilham novo caminho: o da constituição sindical.
A liberdade para a organização social é o caminho da democracia. É preciso, realmente, reorganizar e administrar a formação dos sindicatos, mas é necessário os trabalhadores estejam envolvidos nas modificações a serem instauradas a fim de legitimar o processo.
A Força Sindical, central sindical ligada ao PDT (mesmo partido do Ministro Brizola Neto), tem suas raízes plantadas na permissividade ao sistema capitalista, com baixo apoio às greves e, consequentemente, às reivindicações dos trabalhadores.
É necessária a participação da CUT, a maior central sindical do país, e que tem como compromisso principal a defesa dos interesses dos trabalhadores.




ihu.unisinos.br/noticias
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário