.

sábado, 6 de outubro de 2012

RESULTADO DAS ELEIÇÕES PODE SAIR ATÉ AS 22H DE DOMINGO

O Tribunal Superior Eleitoral informa que o resultado das eleições de 2012 pode ser finalizado até amanhã, às 22h. Desta vez, as baterias das urnas terão duração de 12 horas seguidas, sem recarga, na tentativa de evitar problemas no decurso da eleição.
Veja a seguir.
 



fato notório. com.br

TSE estima que até as 22 horas de domingo apuração estará concluída

06/10/2012 14h02
 
O resultado das eleições municipais que ocorrerão amanhã (07/10) deve ser conhecido até ás 22h (horário de Brasília) ainda de domingo. A estimativa é do Tribunal Superior Eleitoral, que afirmou que a exceção pode ocorrer nos municípios mais isolados, caso haja algum tipo de problema nas comunicações.
A apuração dos votos irá começar às 17h (horário de Brasília) na maior parte das cidades, mas nos municípios cujo fuso horário é uma hora a menos, pelo horário da capital federal, ela terá início às 18h.
Sem definição – O secretário-geral do TSE, Carlos Henrique Braga, informou, porém que o resultado dos eleitos pode não ser definitivo já que o tribunal ainda não julgou todos os recursos sobre impugnação de candidaturas e negativa de registros.
Afirmou Braga que “a impugnação é um processo, com uma ação penal por exemplo. Na ação penal o réu pode ser condenado ou absolvido ao fim do processo. No caso da impugnação, ao fim ela pode ser acolhida ou rejeitada. É preciso que o processo termine para saber o resultado”.
Supremo – Além dos casos ainda não julgados, há possibilidade daqueles em que já houve decisão recorreram ao Supremo Tribunal Federal, podendo os partidos, segundo Brada, em caso como esses, optarem por apresentar outro candidato até hoje (06/07), ou por manter o candidato acreditando no recurso ao STF.
Se o candidato cujo registro foi negado for mantido pelo partido, o nome do concorrente aparecerá na urna eletrônica, mas os votos destinados a ele não serão inicialmente computados.
“Será considerado vencedor o candidato que tiver mais número de votos válidos. E os votos a esses candidatos, que foram impugnados, não são considerados válidos. Se eles recorrerem ao Supremo é preciso que apresentem uma medida liminar do STF que lhes garanta a diplomação e posse”, salientou o secretário-geral.
Visando evitar contratempos, o TSE aprimorou as urnas eletrônicas neste ano colocando baterias com autonomia de 12 horas de funcionamento sem recarga, tendo a presidente do Tribunal, ministra Cármen Lúcia, entrado em contato com a Agência Nacional de Energia Elétrica e com a Agência Nacional de Telecomunicações solicitando a prevenção de eventuais cortes que atrapalhem as votações ou a transmissão dos dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário