.

sábado, 3 de novembro de 2012

SICILIA ELEGE GOVERNADOR DE CENTRO-ESQUERDA E GAY

Rosario Crocetta, candidato de centro-esquerda e gay, venceu as eleições na Sicília. Uma das promessas ao candidato era de que, se eleito, renunciaria ao sexo. O índice de abstenções caiu de 67% (nas eleições de 2008) para 47% (esse ano) e leva ao poder um político que defende o fim do pagamento da proteção à máfia (pizzo), de quem recebeu diversas ameaças em seu percurso.
Acompanhe.


 
Carta Capital.com.br - Internacional

Gianni Carta
 
30.10.2012 13:03
 

A Sicília elege primeiro governador gay

O voto no domingo, 29, na Sicília é significativo – e muito. Por pelo menos dois motivos. Primeiro, os grandes vencedores são Rosario Crocetta, o candidato de centro-esquerda, assumidamente homossexual, que havia prometido, no caso de vitória ao Conselho Regional da Sicília, a renunciar ao sexo.
Com mais de 30% dos votos, Crocetta, católico praticante, agora deverá cumprir sua promessa. Será? Já o candidato do Movimento 5 Stelle, do populista Beppe Grillo, que atravessou a nado o canal do estreito de Messina para mostrar os elos entre a Bota e a sua mais bela ilha, obteve 18% dos votos.
Um elo entre Crocetta, o partido de Grillo e outras legendas terá de ser forjado para que haja uma maioria no Parlamento na ilha de 5 milhões de habitantes.
 
 

O resultado na ilha inquieta: no futuro quadro político da Bota poderia ser povoado por parlamentares populistas. Foto: Marcello Paternostro/AFP
 
 
O mais notável nesse resultado foi a derrota do Partido das Liberdades (PDL) do sucessor do ex-premier Silvio Berlusconi, Angelino Alfano, um advogado siciliano. (É verdade que a reputação de Alfano foi prejudicada quando, no fim de semana, Berlusconi anunciou que voltaria à política). Vale ressaltar: há muito tempo a Sicília era bastião da direita.
Também é importante frisar o abstencionismo, de 47%, abaixo dos 67% que foram às urnas em eleições em 2008. Como escreve Ilvo Diamanti, do diário italiano La Repubblica, esse abstencionismo é resultado de uma “crise da democracia”. Existe, continua o editorialista, uma “patologia” contra os partidos políticos tradicionais. Em suma, ao não votar os sicilianos apoiaram as agremiações não tradicionais.
Dito de outra forma, o escrutínio siciliano confirma o protesto contra as dita legendas “corrompidas no poder”. Trata-se, em outras palavras, de uma eleição – ao eleger políticos e legendas marginais e devido ao seu absenteísmo – de puro protesto.
Para as eleições gerais de abril, é claro, o resultado na Sicília é preocupante. Além de o futuro quadro político ser indecifrável, seria ingovernável um novo Parlamento com gente com populistas Beppe Grillo.
De positivo no pleito siciliano, contudo, é a vitória de Crocetta. O político representa a coalizão entre o Partido Democrático e partido cristão, UDC. Ex-prefeito de Gela, Crocetta convenceu empresários locais a não mais pagar o pizzo (proteção) para a máfia. Ele lidou com todas as ameaças da máfia para liquidá-lo, e gosta de repetir que numerosos mafiosos são, como ele, homossexuais.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário