.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

BANCOS CONTINUAM EM GREVE

E a greve dos bancários continua. Ontem a Federação Nacional dos Bancos ofereceu reajuste de 7,5% nos salários e hoje haverá assembléia para decidir sobre a aceitação da proposta. Caso positivo, os bancos voltarão a funcionar amanhã.



26/09/2012 12h47- Atualizado em 26/09/2012 13h15 - G1.globo.com

Greve dos bancários completa 9 dias nesta quarta

Uma assembleia será realizada nesta quarta-feira (26) para decidir se servidores aceitarão nova proposta da Federação Nacional dos Bancos.

Michelly OdaDo G1 Grande Minas
 

Bancários continuam em greve após 9 dias. A paralisação atinge 10 cidades no Norte de MG (Foto: Michelly Oda/ G1)
Bancários continuam em greve há nove dias.
A paralisação atinge 10 cidades no Norte de MG
(Foto: Michelly Oda/ G1)

Os servidores bancários de 10 cidades do Norte de Minas Gerais estão em greve há 9 dias. Nesta quarta-feira (26) será realizada uma assembleia para decidir se a categoria aceitará ou não a nova proposta da Federação de Nacional dos Bancos (Fenaban).
A instuição propõe além de outros benefícios, um reajuste de 7,5% nos salários e 8,5% no piso salárial. O presidente do Sindicato dos Bancários do Norte de Minas, Luiz Carlos Rocha, diz que a proposta acarretará em um ganho real de 2%, percentual muito superior ao oferecido anteriomente, 0,58%.
Com 98% dos profissionais em greve, as lotéricas têm registrado crescimento na procura de serviços. "mosso movimento aumentou cerca de 20% e se a greve continuar a tendência é que haja um aumento aidna maior, porque as pessoas recebem os salários e pagam contas", afirma a funcionária Helen Fernanda Almeida.
O proprietário de lotérica Delci Nunes da Silva conta que sobre os serviços mais procurados pelos clientes são saques, depósitos em dinheiro e retirada de benefícios sociais. "No horário em que os bancos deveriam estar abertos nosso movimento é ainda mais intenso", diz.
Os clientes dos bancos, por sua vez, se sentem prejudicados e reclamam da paralisação. "Sou beneficiária do bolsa família, tenho cinco filho e vim sacar o dinheiro, mas não consegui, vou ter que esperar até a greve acabar, não posso nem ir a lotéricas, porque ainda não tenho cartão", diz a dona de casa Rosângela Soares Santana.
Lucas de Jesus, que está desempregado, também foi ao banco para retirar o seguro desemprego, mas não teve sucesso. "Estou precisando do dinheiro, estou sem trabalho e vou sair daqui sem ter conseguido receber"
O presidente do sindicato, Luiz Carlos Rocha, diz que a expectativa é de que os servidores aceitem a proposta da Fenaban, e que se isso ocorrer, os bancos voltam a funcionar amanhã.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário